terça-feira, 9 de julho de 2013

O Propósito do Guia SCRUM - XVIII


Reunião Diária


57. O que é e para que serve a reunião diária do Scrum?
  • A Reunião Diária do Scrum é um evento time-boxed de 15 minutos, para que a Equipe de Desenvolvimento possa sincronizar as atividades e criar um plano para as próximas 24 horas. Esta reunião é feita para inspecionar o trabalho desde a última Reunião Diária, e prever o trabalho que deverá ser feito antes da próxima Reunião Diária.

58. Porque manter a reunião diária no mesmo horário?
  • A Reunião Diária é mantida no mesmo horário e local todo dia para reduzir a complexidade.

59. Durante a reunião o que cada integrante da equipe de desenvolvimento deve esclarece?
  • O que foi completado desde a última reunião?
  • O que será feito até a próxima reunião?
  • Quais os obstáculos que estão no caminho?

A Equipe de Desenvolvimento usa a Reunião Diária para avaliar o progresso em direção ao objetivo da Sprint e para avaliar se o progresso tende para completar o trabalho do Backlog da Sprint. A Reunião Diária aumenta a probabilidade da Equipe de Desenvolvimento atingir o objetivo da Sprint. A Equipe de Desenvolvimento frequentemente se encontra imediatamente após a Reunião Diária, para re-planejar o restante do trabalho da Sprint. Todos os dias, a Equipe de Desenvolvimento deve estar apta a esclarecer para o Product Owner e para o Scrum Master como pretendem trabalhar em conjunto, como um time auto-organizado, para completar o objetivo e criar um incremento previsto desejado no restante da Sprint.

O Scrum Master assegura que a Equipe de Desenvolvimento tenha a reunião, mas a Equipe de Desenvolvimento é responsável por conduzir a Reunião Diária. O Scrum Master ensina a Equipe de Desenvolvimento a manter a Reunião Diária dentro da time-box de 15 minutos.

O Scrum Master reforça a regra de que somente os integrantes da Equipe de Desenvolvimento participem da Reunião Diária. A Reunião Diária não é uma reunião de status, é voltada para as pessoas que transformam os itens do Backlog do Produto em um incremento.

Reuniões Diárias melhoram as comunicações, eliminam outras reuniões, identificam e removem impedimentos para o desenvolvimento, destacam e promovem rápidas tomadas de decisão, e melhoram o nível de conhecimento da Equipe de Desenvolvimento. Esta é uma reunião chave para inspeção e adaptação.

Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Engenharia de Software - XVIII

Métricas de qualidade em uso

Métricas de qualidade em uso medem o quanto um produto atende às necessidades de usuários especificados para que atinjam metas especificadas com eficácia, produtividade, segurança e satisfação, em um contexto de uso especificado.

A avaliação de qualidade em uso valida a qualidade do produto de software em cenários de uso específicos.

Qualidade em uso é a visão da qualidade de um sistema contendo software, sob a perspectiva do usuário. É medida em termos do resultado do uso do software e não das propriedades do próprio software. Qualidade em uso é, para o usuário, o efeito combinado da qualidade externa e interna.
O relacionamento da qualidade em uso com as outras características de qualidade depende do usuário:
  • O usuário final, para quem qualidade em uso é, principalmente, resultante de funcionalidade, confiabilidade, usabilidade e eficiência.
  • A pessoa que mantém o software, para quem qualidade em uso é resultante de manutenibilidade.
  • A pessoa encarregada de portar o software, para quem qualidade em uso é resultante de portabilidade.
Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.