Representação por Estágios
O modelo CMMI-DEV tem como objetivo amadurecer o processo de desenvolvimento de software, trazendo vários benefícios, como por exemplo:
O modelo CMMI-DEV tem como objetivo amadurecer o processo de desenvolvimento de software, trazendo vários benefícios, como por exemplo:
- Estabelecer uma linguagem comum.
- Construir uma visão compartilhada.
- Construir um conjunto de processos e procedimentos desenvolvidos com sugestões de uma ampla participação da comunidade de software.
- Oferecer uma estrutura para se priorizar as ações.
- Estabelecer uma estrutura para se realizar avaliações confiáveis e consistentes.
- Auxiliar
comparações em diversas indústrias.
No processo imaturo teríamos:
- Ad hoc, improvisado por profissionais e gestores.
- Não é rigorosamente seguido e o seu cumprimento não é controlado.
- Altamente dependente dos profissionais atuais.
- Com baixa visão do progresso e da qualidade.
- Cujas funcionalidades e qualidade do produto podem ficar comprometidas para que os prazos sejam cumpridos.
- Arriscado do ponto de vista do uso de novas tecnologias.
- Com custos de manutenção excessivos.
- Com qualidade difícil de prever.
O CMMI-DEV possui duas
representações. Uma é denominada representação por estágios e a outra
representação contínua, falarei das duas durante os posts.
O
modelo CMMI v1.2 (CMMI-DEV) contém 22 áreas de processo. Em sua
representação por estágios, são divididas da seguinte forma:
Nível 1: Inicial (Ad-hoc)
Não possui áreas de processo.
Nível 1: Inicial (Ad-hoc)
Não possui áreas de processo.
Nível 2: Gerenciado / Gerido
- Gestão de Requisitos (REQM - Requirements Management)
- Gerencia os requisitos dos produtos do projeto e os componentes do produto e identifica inconsistências entre esses requisitos e os planos do projeto e produtos de trabalho.
- Planejamento de Projeto (PP - Project Planning)
- Orienta os gerentes de projeto, ou papéis equivalentes, no planejamento para o esforço, custo, orçamento, recursos, riscos, qualidade etc., para um projeto de desenvolvimento de software;
- Monitoramento e Controle de Projeto (PMC - Project Monitoring and Control)
- Fornece um entendimento do progresso do projeto para que ações corretivas apropriadas possam ser tomadas quando o desempenho do projeto desvia significativamente do plano.
- Gestão de Acordo com os Fornecedores (SAM - Supplier Agreement Management)
- Gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores.
- Medição e Análise (MA - Measurement and Analysis)
- Desenvolve e sustenta uma capacidade de medição que é usado para apoiar as necessidades de informação de gestão.
- Garantia da Qualidade de Processo e de Produto (PPQA - Process and Product Quality Assurance)
- Estabelece práticas necessárias de forma a garantir que os procedimentos estabelecidos para o processo estão sendo executados e que o produto é aderente aos padrões institucionalizados de qualidade;
- Gestão de Configuração (CM - Configuration Management)
- Estabelece e mantém a integridade dos produtos de trabalho, utilizando identificação de configuração, controle de configuração, o que representa status de configuração e auditorias de configuração.
Nível 3: Definido
- Desenvolvimento de Requisitos - RD (Requirements Development)
- Levantamento, análise, coleta, desenvolvimento dos requisitos de clientes, de produto e de componentes de produto.
- Solução Técnica - TS (Technical Solution)
- Desenvolve e implementa soluções para os requisitos.
- Integração de Produto - PI (Product Integration)
- Monta o produto a partir dos componentes do produto, certifique-se de que o produto, como integrada, as funções corretamente, e entregar o produto.
- Verificação - VER (Verification)
- Assegura que os produtos de trabalho selecionados satisfazer as suas necessidades específicas.
- Validação - VAL (Validation)
- Demonstra que um produto ou componente de produto cumpre a sua utilização a que se destinam, quando colocado no seu ambiente pretendido.
- Foco de Processo Organizacional - OPF (Organizational Process Focus)
- Planeja, implementa e implanta melhorias nos processos organizacionais com base em uma compreensão aprofundada dos pontos fortes e fracos dos processos da organização e dos ativos de processo atuais.
- Definição de Processo Organizacional - OPD (Organizational Process Definition)
- Estabelece e mantém um conjunto utilizável de ativos de processos organizacionais e os padrões do ambiente de trabalho.
- Treinamento Organizacional - OT (Organizational Training)
- Desenvolve as habilidades e conhecimentos das pessoas para que possam desempenhar suas funções de forma eficaz e eficiente.
- Gerenciamento Integrado de Projeto - IPM (Integrated Project Management)
- Estabelece e Gerencia o projeto e o envolvimento das partes interessadas de acordo com um processo integrado e definido que é adaptado a partir de conjunto de processos padrão da organização.
- Gerenciamento de Riscos - RSKM (Risk Management)
- Identifica potenciais problemas antes que eles ocorram de modo que as atividades de manuseio de risco pode ser planejado e invocado como necessário através da vida do produto ou projeto para mitigar os impactos adversos em alcançar objetivos.
- Análise de Decisão e Resolução - DAR (Decision Analysis and Resolution)
- Analisa possíveis decisões usando um processo de avaliação formal que avalia alternativas identificadas contra os critérios estabelecidos.
Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente
- Desempenho de Processo Organizacional - OPP (Organizational Process Performance)
- Estabelece e mantém um entendimento quantitativo do desempenho do conjunto da organização de processos padronizados de apoio de qualidade e desempenho do processo objetivos e fornecer os dados de desempenho processo, referências e modelos para gerenciar quantitativamente os projetos da organização.
- Gerenciamento Quantitativo de Projeto - QPM (Quantitative Project Management)
- Gerencia quantitativamente o processo definido do projeto para alcançar a qualidade estabelecida do projeto e os objetivos de desempenho do processo.
Nível 5: Em otimização
- Gestão de Processo Organizacional - OPM (Organizational Process Management)
- Seleciona e implanta melhorias incrementais e inovadoras que comprovadamente melhoram processos e tecnologias da organização.
- Análise Causal e Resolução - CAR (Causal Analysis and Resolution)
- Identifica as causas de defeitos e outros problemas e tomar medidas para impedir que elas ocorram no futuro.
Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.