segunda-feira, 17 de junho de 2013

Perfil Profissional - XI

Analista de Sistemas


Fica a cargo da empresa decidir a participação ou não do Analista de Sistemas nas fases abaixo:

Analisar Cenários de Caso de Uso


Atualizar as informações relacionadas aos cenários de caso de uso, após a análise de requisitos. Neste processo capturamos todos os cenários de caso de uso do sistema que serão desenvolvidos registrando no documento de modelo de análise.





Produto de Entrada

Modelo V - Documento de Visão.

Modelo VIII - Lista de Requisitos.

Especificação de requisitos funcionais.

Protótipo.

Modelo VI - Glossário do Projeto.

Produto de Saída

Relatório sintético de casos de uso atualizado.
Modelo de análise.
Glossário atualizado.

Atividades

Levantar cenários de caso de uso, registrando-os no relatório sintético de caso de uso.
Elaborar e registrar um modelo de análise no documento modelo de análise.

Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.

O Propósito do Guia SCRUM - XIII


Eventos SCRUM
  • Reunião de Planejamento da Sprint.
  • Reunião diária.
  • Reunião de Revisão da Sprint.
  • Retrospectiva da Sprint.

36. Qual a principal característica dos eventos Scrum?
  • Eventos time-boxed, onde todo evento tem uma duração máxima.

37. Qual objetivo dos eventos time-boxed?
  • Garantir que uma quantidade adequada de tempo seja gasta no planejamento sem permitir perdas no processo de planejamento.

Além da Sprint, que é um container para outros eventos, cada evento no Scrum é uma oportunidade de inspecionar e adaptar.

Estes eventos são especificamente projetados para permitir uma transparência e inspeção criteriosa.

Atenção: A não inclusão de qualquer um dos eventos resultará na redução da transparência e da perda de oportunidade para inspecionar e adaptar.

Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.

SCRUM - Implantação XVI

A Contribuição do Scrum


Oposto ao período de participação do cliente no modelo tradicional cascata, a framework Scrum propõe a participação ativa dos interessados em todas as fases ou Sprints do projeto, mudando o cenário anterior, permitindo a construção e entrega do software por partes ou releases.

O cliente tem a liberdade, com base no domínio do negócio, de solicitar o que ele desejar e quando desejar. As mudanças são facilitadas e fazem parte do processo de desenvolvimento.

No framework ágil o desenvolvimento de um projeto de software não pode ser planejado com muita antecedência, mesmo porque o domínio do negócio pode sofrer mudanças, fazendo com que os requisitos mudem também. Projetos longos com entregas previstas no final e sem a participação de stakeholders ao longo do desenvolvimento aumentam o risco do projeto. A grande vantagem da metodologia são as entregas parciais que geram conforto e confiabilidade para os stakeholders, pois eles começam a ver o sistema funcionar ao longo do seu ciclo de vida.

As pequenas releases que agregam valor ao negócio do cliente seguem planejamentos detalhados para as primeiras semanas de desenvolvimento, são flexíveis para a próxima Sprint, aproximados para os próximos três meses e extremamente rudimentares para além dos três meses, ou seja, devemos saber quais tarefas individuais estaremos trabalhando na próxima semana, conhecer em linhas gerais os requisitos nos quais estaremos trabalhando nos próximos três meses e ter apenas uma vaga ideia do que o sistema fará depois de um ano.

Mike Cohn relata em seu livro que “uma razão pela qual os stakeholders estão tão satisfeitos é o time-to-market reduzido com o uso de um processo ágil como o Scrum. Esse time-to-market[1] mais veloz é gerado pela produtividade mais alta das equipes de desenvolvimento ágil, que, por sua vez, é resultado da qualidade mais alta em projetos de desenvolvimento ágil, já que, os funcionários ficam livres para fazer um trabalho de alta qualidade, e veem seu trabalho sendo entregue mais cedo para os usuários que estão esperando. Desta forma, a satisfação no trabalho aumenta. Com uma satisfação no trabalho mais alta vem um maior engajamento dos funcionários, o que leva a um maior ganho de produtividade, iniciando um eficiente ciclo de melhoria contínua”.


[1] É o tempo de colocação do produto no mercado, sem que afete o nível de demanda e oferta do mesmo. 

Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.

Métrica de Software - XVI

Compartilhamento de Dados

Quando duas ou mais aplicações interagem e trocam informações entre si, é comum surgirem dúvidas na contagem. 


Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.

Gestão de Projetos - XVI

Fatores ambientais da empresa

Os fatores ambientais da empresa referem-se tanto aos fatores ambientais internos quanto externos que cercam ou influenciam o sucesso de um projeto. Esses fatores são de qualquer uma ou de todas as empresas envolvidas no projeto. Os fatores ambientais da empresa podem aumentar ou restringir as opções de gerenciamento de projetos e podem ter uma influência positiva ou negativa no resultado. Eles são considerados como entradas na maioria dos processos de planejamento.

Os fatores ambientais da empresa incluem, mas não se limitam a:
  • Cultura, estrutura e processos organizacionais;
  • Normas governamentais ou do setor (por exemplo, regulamentos de agências reguladoras, códigos de conduta, padrões de produto, padrões de qualidade e padrões de mão-de-obra);
  • Infraestrutura (por exemplo, equipamentos e instalações existentes);
  • Recursos humanos existentes (por exemplo, habilidades, disciplinas e conhecimento, tais como projeto, desenvolvimento, departamento jurídico, contratação e compras);
  • Administração de pessoal (por exemplo, diretrizes de recrutamento, retenção, demissão, análises de desempenho dos funcionários e registros de treinamento, política de horas extras e controle do tempo);
  • Sistemas de autorização do trabalho da empresa;
  • Condições do mercado;
  • Tolerância a risco das partes interessadas;
  • Clima político;
  • Canais de comunicação estabelecidos da organização;
  • Bancos de dados comerciais (por exemplo, dados padronizados de estimativa de custos, informações sobre estudos de risco do setor e bancos de dados de riscos) e
  • Sistemas de informações do gerenciamento de projetos (por exemplo, uma ferramenta automatizada, como uma ferramenta de software para elaboração de cronogramas, um sistema de gerenciamento de configuração, um sistema de coleta e distribuição de informações ou interfaces Web para outros sistemas online automatizados).

Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.

Fábrica de Software - XVI

Prazos e Recursos

Prazos e recursos são estimativa interligadas e concorrentes no projeto. O uso de recursos influenciam nos nos prazos estabelecidos para as atividade no planejamento do projeto, assim como restrições relacionado a prazos geralmente influenciam na qualidade de recursos do projeto,

Estima PRAZOS implica em obter informações sobre:
  • Escopo
  • Recursos
  • Duração das atividades

As entradas acima servem de insumos para a elaboração do cronograma.

Estimativa de RECURSOS determina:
  • Pessoas
  • Equipamentos
  • Materiais
  • Serviço

A métrica acima é fundamental para o sucesso do projeto.

Como determinar o custo?

Com base no tempo de uso do recurso ou sua quantidade consumida nas atividades do projeto.

Fatores considerados nas estimativas:
  • Envolver a equipe na estimativa projeto, a visão técnica é fundamental.
  • Envolver os profissionais seniores nas estimativas é uma boa prática adotada no mercado.
  • Envolver especialista no negócio, que conheça de fato o domínio do negócio, para aprimorar as estimativas. Caso a empresa não tenha esse profissional, a prática é buscá-lo no mercado.
  • Usar a base de conhecimento da empresa, pois mantém os histórico dos projetos implementados.
  • Evitar comprometer-se com pedidos de estimativas fora da realidade.
  • Procurar não fazer estimativas sem os subsídios da Especificação Técnica da Fábrica.
  • Considerar os riscos pertinentes ao projeto.
  • Aplicar a estratégia definida para o desenvolvimento do projeto.
  • Planejamento de folgas para que a ocorrência de trabalho não atrase o projeto.
  • Definir premissas sobre a qualidade de recursos e fornecedores.
  • Analisar os recursos considerando:
    • pessoas
    • máquinas
    • ferramentas
    • softwares
    • serviços internos
    • serviços externos
    • instalações físicas
    • recursos de comunicação
  • Considerar os fatores de produtividade conhecidos para a realizar as estimativas.
  • Utilizar uma técnica para a estimativa de prazo.
  • Adequar as estimativa de prazo as expectativas do cliente, revisando as atividades, as estratégias de desenvolvimento e ao escopo do projeto, oferecendo propostas alternativas e realistas.
  • A base de conhecimento do seu relacionamento profissional é também de grande valia.

Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.