A Contribuição do Scrum

Oposto ao período de participação do cliente no modelo tradicional cascata, a framework Scrum propõe a participação ativa dos interessados em todas as fases ou Sprints do projeto, mudando o cenário anterior, permitindo a construção e entrega do software por partes ou releases.
O cliente tem a liberdade, com base no domínio do negócio, de solicitar o que ele desejar e quando desejar. As mudanças são facilitadas e fazem parte do processo de desenvolvimento.
No framework ágil o desenvolvimento de um projeto de software não pode ser planejado com muita antecedência, mesmo porque o domínio do negócio pode sofrer mudanças, fazendo com que os requisitos mudem também. Projetos longos com entregas previstas no final e sem a participação de stakeholders ao longo do desenvolvimento aumentam o risco do projeto. A grande vantagem da metodologia são as entregas parciais que geram conforto e confiabilidade para os stakeholders, pois eles começam a ver o sistema funcionar ao longo do seu ciclo de vida.
As pequenas releases que agregam valor ao negócio do cliente seguem planejamentos detalhados para as primeiras semanas de desenvolvimento, são flexíveis para a próxima Sprint, aproximados para os próximos três meses e extremamente rudimentares para além dos três meses, ou seja, devemos saber quais tarefas individuais estaremos trabalhando na próxima semana, conhecer em linhas gerais os requisitos nos quais estaremos trabalhando nos próximos três meses e ter apenas uma vaga ideia do que o sistema fará depois de um ano.
Mike Cohn relata em seu livro que “uma razão pela qual os stakeholders estão tão satisfeitos é o time-to-market reduzido com o uso de um processo ágil como o Scrum. Esse time-to-market[1] mais veloz é gerado pela produtividade mais alta das equipes de desenvolvimento ágil, que, por sua vez, é resultado da qualidade mais alta em projetos de desenvolvimento ágil, já que, os funcionários ficam livres para fazer um trabalho de alta qualidade, e veem seu trabalho sendo entregue mais cedo para os usuários que estão esperando. Desta forma, a satisfação no trabalho aumenta. Com uma satisfação no trabalho mais alta vem um maior engajamento dos funcionários, o que leva a um maior ganho de produtividade, iniciando um eficiente ciclo de melhoria contínua”.