O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos
(Guia PMBOK®) é uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de
projetos. Um padrão é um documento formal que descreve normas, métodos,
processos e práticas estabelecidas. Assim como em outras profissões como
advocacia, medicina e contabilidade, o conhecimento contido nesse padrão
evoluiu a partir das boas práticas reconhecidas de profissionais de
gerenciamento de projetos que contribuíram para o seu desenvolvimento.
O Guia PMBOK® fornece diretrizes para o gerenciamento
de projetos individuais. Ele define o gerenciamento e os conceitos relacionados
e descreve o ciclo de vida do gerenciamento de projetos e os processos
relacionados.
Segundo o
PMI, um projeto é um empreendimento temporário com o intuito de criar um produto
ou serviço único, com começo e fim bem definidos e suas principais
características são:
- Tempo - começo e fim bem definido.
- Unicidade - algo que nunca foi feito, pode até ser semelhante.
- Objetivos - pré-definidos.
- Atividades - interdependentes.
- Execução - etapas incrementais específicas.
- Recurso - áreas multidisciplinares.
- Restrições - escopo, custo e prazos.Incertezas.
PROJETOS
- Criação de um produto ou serviço (como por exemplo, uma consultoria).
- Desenvolvimento de um software.
- A implantação de sistemas de gestão.
- A implantação de processos de gestão, tais como ITIL, MPS.BR, CMMI, 9001.
- Redução de custos operacionais.
- Um novo modelo de carro de corrida.
... entre outros...
Qualquer
empreendimento com tempo definido, único, com objetivos planejados, atividades
interdependentes, realizado em etapas incrementais, com escopo, custo e prazo,
podemos chamá-lo de PROJETO.
Atenção: Projeto é diferente de Plano de Negócio.
OPERAÇÃO
Atende
necessidades administrativas ou operacionais em uma organização.
- Reuniões.
- Relatórios.
- Transportar mercadorias.
- Contabilidade.
- Financeiro.
- Manutenção de veículos.
Operação
contínua não é um projeto, mas existem semelhanças entre os projetos e as
operações, pois ambos são executados por pessoas, possuem restrições de
recursos, são planejados, executados e controlados, existe um propósito bem
definido e com atividades inter-relacionadas.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Segundo o
PMI, é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às
atividades do projeto a fim de atender as suas requisitos.
De forma
sistemática a gestão de projetos contribui para a realização de um trabalho,
envolvendo atividades de coordenação, organização e controle, para atingir os
objetivos do projeto dentro do tempo, custo e desempenho esperado.
Programa,
Portfólio e Subprojeto.
Definindo Programa
Programa é o
conjunto de projetos inter-relacionados e podem compartilhar os mesmos
recursos, gerenciados de forma coordenada a fim de obter benefícios
estratégicos para a empresa, que de forma isolada não teriam sucesso.
Definindo Portfólio
Portfólio é um conjunto de programas ou projetos, não precisam
estar diretamente relacionados ou ter interdependência, como acontece em um
programa.
Definindo
Subprojetos
Subprojetos são unidades de trabalho independentes, que podem ser distribuídos dentro da própria empresa ou terceirizados levando em consideração as especializações tecnológicas, requisitos de habilidades dos recursos ou fases do projeto.
Grupos de
processo definidos pelo PMI
Iniciação
- Planejamento - Execução - Monitoramento e
Controle - Encerramento
A Tríplice Restrição
Podemos considerar como restrições chaves em um
projeto o escopo, o tempo e o custo. O PMBOK ainda inclui recursos e riscos.
Balanceamento dos Elementos
Envolve as expectativas dos clientes com os
objetivos do negócio, refletindo as restrições e seu controle, adicionado
qualidade, recursos e riscos. A mudança de uma das variáveis resulta em mudança
nas outras.
Um projeto bem planejado facilita o seu
gerenciamento, tornando-o ágil, melhorando a sua qualidade durante o ciclo de
vida, reduz a gestão de riscos, aumenta o controle gerencial, melhora a
comunicação, facilita a relação com o cliente, reduz custos evitando o retrabalho,
aproveitando melhor os recursos do projeto, aumenta as margens de lucro e a
confiança da equipe.
No próximo
post abordarei os seguintes assuntos:
O papel do
gerente de projeto, suas principais responsabilidades e competência.
O Papel do Gerente de Projeto
Podemos listar algumas características de um
projeto bem sucedido como a conclusão dos objetivos iniciais que motivaram o
empreendimento, a satisfação do cliente com o produto ou serviço entregue ou
realizado, o uso dos recurso sem desperdícios, o planejamento realizado de
acordo com o escopo, prazo e custos, a garantia da qualidade, entendendo como
qualidade, “a conformidade a requisitos funcionais
e de desempenho explicitamente declarados, a padrões de desenvolvimento
claramente documentados e a características implícitas que são esperadas de
todo software profissionalmente desenvolvido”,
e principalmente equipe motivada para os próximos projetos.
Gestão de
projeto não é uma função, mais um papel dentro de um processo. O gerente de projeto é o
principal responsável pelo projeto, pois é um dos atributos do papel que ele
representa no ciclo de vida do projeto. Em projetos internos precisa estar
alinhando com os gerentes de programas e portfólio, para alinhar os objetivos
do projeto com o plano de programa.
O bom gerente precisa conhecer os objetivos do projeto e ter
participado do seu planejamento, desta forma terá autonomia para tomada de
decisões.
Responsabilidades
básicas do Gerente de Projeto
- Entender os objetivos do projeto
- Elaboração do plano de projeto
- Realizar a reunião de kick-off.
- Alocação dos recursos cujo perfil atenda as necessidades do projeto.
- Gerir e obter fundo para o projeto.
- Estabelecer metas de desempenho para atingir o planejado.
- Executar o plano de projeto.
- Agir como um facilitador e parceiro da equipe técnica.
- Elabora plano de contingência.
- Solucionar conflitos.
- Encorar a equipe do projeto.
- Monitorar o processo.
- Avaliar o desempenho da equipe.
- Realizar reuniões periódicas com os stakeholders
- Realizar o encerramento do projeto
No próximo post falarei sobre as competências do gerente do projeto.
13/05/2013 - 4 - Gestão de Projetos
Competencias do Gerente de Projeto
Práticas
e conhecimento aceitos na função de gerenciamento de projeto, sua
aplicação técnica e capacidade de liderança, ou seja, ser um líder
influente e acima de qualquer coisa profissional.
Project Management Institute
Código de Ética e Conduta
Profissional
Resumo
CAPÍTULO
I. VISÃO E APLICABILIDADE
1.1 Visão e Propósito
Como profissionais de gerenciamento de projetos,
nós estamos comprometidos em fazer o que é certo e honrado. Nós estabelecemos
altos padrões para nós mesmos e aspiramos cumprir estes padrões em todos os
aspectos das nossas vidas — no trabalho, no lar e no serviço da nossa
profissão.
Este Código de Ética e Conduta Profissional
descreve as expectativas que possuímos acerca de nós mesmos e de nossos colegas
de profissão na comunidade global de gerenciamento de projetos. Este código
apresenta os ideais que aspiramos, bem como os comportamentos que são
obrigatórios na nossa profissão e em nosso papel como voluntários.
O propósito deste código é incutir a confiança na
profissão de gerente de projetos e ajudar os indivíduos a se tornarem melhores
profissionais. Fazemos isso, estabelecendo um amplo entendimento da conduta
profissional adequada. Nós acreditamos que a credibilidade e a reputação da
profissão de gerente de projetos é moldada pela conduta coletiva dos
profissionais.
Nós acreditamos que podemos promover o avanço de
nossa profissão, tanto individualmente quanto coletivamente, através da adoção
deste Código de Ética e Conduta Profissional. Nós também acreditamos que
este Código vai nos auxiliar a tomar melhores decisões, particularmente quando
estivermos diante de situações difíceis onde nós podemos ser questionados a
comprometer nossa integridade ou os nossos valores.
Esperamos que este Código de Ética e Conduta
Profissional sirva como um catalisador para que outros estudem, deliberem e
escrevam sobre ética e valores. Além disso, nós esperamos que este Código seja,
no final das contas, utilizado para consolidar e desenvolver a nossa profissão.
1.2 Pessoas às quais este Código se
aplica
Este Código de Ética e Conduta Profissional se
aplica a:
1.2.1 Todos os membros do PMI
1.2.2 Indivíduos que não são membros do
PMI, mas atendem a um ou mais dos seguintes critérios:
1 Não membros que possuem uma certificação do PMI
2 Não membros que se candidatam para começar o processo de certificação PMI
3 Não membros que servem o PMI como voluntários.
1.3 Estrutura do Código
O Código de Ética e Conduta Profissional é dividido
em seções que contêm os padrões de conduta os quais são alinhados com os quatro
valores que foram identificados como os mais importantes para a comunidade de
gerenciamento de projetos.
1.4 Valores que suportam este Código
Profissionais da comunidade global de gerenciamento
de projetos da foram solicitados a identificar os valores que formam a base de
seu processo de tomada de decisão e que guiaram suas ações. Os valores que a
comunidade global de gerenciamento de projetos definiu como mais importantes
foram:
- Responsabilidade
- Respeito
- Justiça
- Honestidade
Este Código afirma esses quatro valores como
sua fundação.
1.5 Conduta desejável e conduta
obrigatória
Cada seção do Código de Ética e Conduta
Profissional inclui padrões de conduta desejáveis e obrigatórios.
Os padrões de
conduta desejáveis descrevem o comportamento em que nós buscamos sustentar como
profissionais. Embora a aderência aos padrões desejáveis não seja facilmente
mensurável, nos comportar de acordo com esses padrões é uma expectativa que
temos com nós mesmos como profissionais – isso não é opcional.
Os padrões obrigatórios estabelecem requisitos
firmes, e em alguns casos, limitam ou proíbem práticas profissionais.
Profissionais que não se conduzam de acordo com esse padrão de conduta vão
estar sujeitos a procedimentos disciplinares frente ao Comitê de Ética do PMI.
Comentário: A conduta coberta pelos padrões desejáveis ou
pelos padrões obrigatórios não é mutuamente exclusiva; isto é, um ato ou
omissão específica pode violar tanto os padrões desejáveis quanto os
obrigatórios.
CAPÍTULO 2.
RESPONSABILIDADE
2.1 Descrição de Responsabilidade
Responsabilidade é o nosso dever de assumirmos a
responsabilidade pelas decisões que tomamos ou deixamos de tomar, as ações que
praticamos ou deixamos de praticar, e as consequências delas resultantes.
2.2 Responsabilidade: Padrões Desejáveis
Como profissionais na comunidade global de
gerenciamento de projetos:
2.2.1 Nós tomamos decisões
e praticamos ações em prol dos melhores interesses da sociedade, da segurança
pública, e do ambiente.
2.2.2 Nós aceitamos somente
aquelas alocações que são consistentes com o nosso conhecimento, experiência,
habilidades e qualificações.
Comentário: Quando alocações visando aprendizagem ou para
estender nossa capacidade estão sendo consideradas, nós nos asseguramos que
todas as partes interessadas recebam informação a tempo e completa a respeito
das lacunas nas nossas qualificações, de modo que possam usar esta informação
para tomar decisões sobre nossa adequação para uma alocação em particular. No
caso de subcontratação, nós somente apresentamos proposta para trabalhos para
os quais nossa organização esteja qualificada para desempenhar e nós alocamos
indivíduos qualificados para executar o serviço.
2.2.3 Nós cumprimos os compromissos que
nós assumimos - nós fazemos o que dizemos que vamos fazer.
2.2.4 Quando cometemos erros ou
omissões, nós assumimos a responsabilidade e fazemos as devidas correções
prontamente. Quando nós descobrimos erros ou omissões causadas por
outros, nós as comunicamos a quem apropriado assim que estas são
descobertas. Nós aceitamos a responsabilidade por quaisquer questões
resultantes de nossos erros ou omissões e quaisquer consequências resultantes.
2.2.5 Nós protegemos a informação
sigilosa ou confidencial que foi confiada a nós.
2.2.6 Nós seguimos este código e
contamos com que os outros façam o mesmo.
2.3 Responsabilidade: Padrões Obrigatórios
Como profissionais na comunidade global de
gerenciamento de projetos, nós exigimos o seguinte de nós mesmos e de nossos
companheiros profissionais:
Regulamentos e exigências legais
2.3.1 Nós ficamos a
par e seguimos as políticas, regras, regulamentos e leis que governam nossas
atividades profissionais e voluntárias.
2.3.2 Nós reportamos
a conduta não ética ou ilegal a gerencia apropriada e, se necessário, àqueles
afetados pela conduta.
Comentário: Essas provisões têm diversas implicações.
Especificamente, não nos envolvemos em qualquer comportamento ilegal,
incluindo, mas não limitando a: roubo, fraude, corrupção, apropriação, ou
suborno. Além disso, nós não tomamos ou usufruímos da propriedade de outros,
incluindo propriedade intelectual, nem nos envolvemos em blasfêmia ou
difamação. Nos grupos focais conduzidos com profissionais ao redor do globo,
esses tipos de comportamentos ilegais foram mencionados como sendo
problemáticos.
Como profissionais e representantes de nossa
profissão, não somos condescendentes ou apoiamos que se engajam em
comportamento ilegal. Nós denunciamos toda a conduta ilegal ou não ética.
Reportar não é fácil e nós reconhecemos que pode haver consequências negativas.
Desde recentes escândalos corporativos, muitas organizações têm adotado
políticas para proteger empregados que revelam a verdade sobre atividades
ilegais ou não éticas. Alguns governos também têm também adotado legislação
para proteger empregados que revelam a verdade.
Denúncias Éticas
2.3.3 Nós informamos
violações deste código ao órgão adequado para sua apuração.
2.3.4 Nós apenas
submetemos denúncias éticas quando baseadas em fatos.
Comentário: Essas provisões têm diversas implicações. Nós
cooperamos com o PMI no que se refere a violações da ética e na coleta de
informações, seja na condição de reclamante ou acusado. Nós também nos abstemos
de acusar outros de falta de conduta ética quando nós não temos todos os fatos.
Além disso, nós buscamos ação disciplinar contra indivíduos que sabidamente
fazem falsas alegações em relação a outros.
2.3.5 Nós buscamos
ação disciplinar contra um indivíduo que pratica retaliações contra uma pessoa
pessoas que levanta questões éticas.
CAPÍTULO 3. RESPEITO
3.1 Descrição de Respeito
Respeito é o nosso dever de demonstrar uma elevada
consideração por nós mesmos, pelos outros, e pelos recursos que nos foram
confiados. Recursos que nos foram confiados podem incluir pessoas, dinheiro,
reputação, a segurança de outros e recursos naturais ou ambientais.
Um ambiente de respeito produz confiança, segurança e a excelência de desempenho através do encorajamento da cooperação mútua — um ambiente onde diversas perspectivas e visões são encorajadas e valorizadas.
3.2 Respeito: Padrões Desejáveis
Como profissionais na comunidade global de gerenciamento de projetos:
3.2.1 Nós nos
informamos sobre as normas e costumes de outros e evitamos adotar
comportamentos que estes considerem desrespeitoso.
3.2.2 Nós escutamos
os pontos de vista de outros, procurando entendê-los.
3.2.3 Nós tratamos
diretamente com aquelas pessoas com quem temos um conflito ou discordamos.
3.2.4 Nós nos conduzimos de
maneira profissional, mesmo quando isso não é recíproco.
Comentário: A implicação dessas provisões é que nós evitamos
nos envolver em fofocas e evitamos fazer comentários negativos que possam minar
a reputação de outras pessoas. Nós também temos um dever, sob este Código, de
confrontar a outros que se envolvam nesses tipos de comportamento.
3.3 Respeito: Padrões Obrigatórios
Como profissionais na comunidade global de
gerenciamento de projetos, nós exigimos o seguinte de nós mesmos e de nossos
companheiros profissionais:
3.3.1 Nós negociamos
com boa fé.
3.3.2 Nós não
utilizamos o poder do nosso conhecimento ou posição para influenciar as
decisões ou ações de outros, de modo a beneficiar-se pessoalmente do trabalho
destes.
3.3.3 Nós não agimos
de modo abusivo em relação a outros.
3.3.4 Nós respeitamos os
direitos de propriedade de outros.
CAPÍTULO 4. JUSTIÇA
4.1 Descrição de Justiça
Justiça é o nosso dever de tomar decisões e agir
imparcialmente e objetivamente. Nossa conduta não pode concorrer com nossos
próprios interesses, preconceitos e favoritismos.
4.2 Justiça: Padrões Desejáveis
Como profissionais na comunidade global de
gerenciamento de projetos:
4.2.1 Nós
demonstramos transparência em nosso processo de tomada de decisões.
4.2.2 Nós constantemente
reexaminamos nossa imparcialidade e objetividade, tomando ações corretivas
conforme a necessidade.
Comentário: Pesquisas com profissionais indicaram que o tema
conflitos de interesse é um dos assuntos mais desafiadores encarados por nossa profissão.
Um dos maiores problemas reportados pelos profissionais é não reconhecer quando
temos lealdades conflitantes e reconhecer quando, inadvertidamente, colocamos a
nós mesmos ou aos outros em uma situação de conflito de interesse. Nós, como
profissionais, devemos pró ativamente buscar potenciais conflitos de interesse
e ajudarmos uns aos outros a reconhecer os potenciais conflitos de interesse de
cada um, e perseguir que sejam resolvidos.
4.2.3 Nós provemos
acesso igualitário à informação àqueles autorizados a obter essa informação.
4.2.4 Nós
disponibilizamos de modo igualitário oportunidades aos candidatos qualificados.
Comentário: Uma implicação dessas provisões é que, no caso de
uma subcontratação, fornecemos condições iguais de acesso às informações
durante o processo de licitação.
4.3 Justiça: Padrões Obrigatórios
Como profissionais na comunidade global de
gerenciamento de projetos, nós exigimos o seguinte de nós mesmos e de nossos
companheiros profissionais:
Situações de Conflito de Interesse
4.3.1 Nós informamos totalmente às
partes interessadas, de modo pró-ativo, conflitos de interesse real ou
potencial
4.3.2 Quando nos damos conta da
existência de um conflito de interesse real ou potencial, nós evitamos nos
envolver no processo de tomada de decisão ou influenciar os resultados, a não
ser ou até que até que todas as partes interessadas tenham sido comunicadas; um
plano de mitigação tenha sido estabelecido e tenhamos obtido o consentimento
das partes interessadas para prosseguir.
Comentário: Um conflito de interesse ocorre quando estamos na
posição de influenciar decisões ou outros resultados no interesse de uma das
partes quando tais decisões ou resultados podem afetar um ou mais partes para
com as quais tenhamos lealdades concorrentes. Por exemplo, quando estamos
atuando como um empregado, nós temos um dever de lealdade para com o nosso
empregador. Quando estamos atuando como um voluntário do PMI, nós temos um
dever de lealdade para com o Project Management Institute. Nós temos de
reconhecer esses interesses divergentes e nos abster de influenciar as decisões
quando temos um conflito de interesse.
Adicionalmente, mesmo se acreditarmos que podemos
pôr de lado nossas lealdades divididas e tomar decisões de forma imparcial, nós
tratamos a aparência de um conflito de interesse como um conflito de interesse
e seguimos as provisões descritas neste Código.
Favoritismo e Discriminação
4.3.3 Nós não contratamos ou demitimos,
recompensamos ou punimos, outorgamos ou recusamos contratos baseados em
considerações pessoais, incluindo, mas não se limitando a favoritismo,
nepotismo ou suborno.
4.3.4 Nós não
discriminamos os outros baseados em, mas não limitados a, gênero, raça, idade, religião,
deficiência, nacionalidade ou orientação sexual.
4.3.5 Nós aplicamos
as regras da organização (empregador, Project Management Institute, ou outro
grupo) sem favoritismo ou preconceito.
CAPITULO 5. HONESTIDADE
5.1 Descrição de Honestidade
Honestidade é o nosso dever de compreender a
verdade e agir de maneira verdadeira, tanto em nossas comunicações como em
nossa conduta.
5.2 Honestidade: Padrões Desejáveis
Como profissionais na comunidade global de
gerenciamento de projetos:
5.2.1 Nós seriamente
buscamos compreender a verdade.
5.2.2 Nós somos
verdadeiros em nossas comunicações e em nossa conduta.
5.2.3 Nós fornecemos
informações precisas e no momento apropriado.
Comentário: A implicação dessas provisões é a de que nós
tomamos medidas apropriadas para assegurar que a informação na qual estamos
baseando nossas decisões ou estamos fornecendo a outros é precisa, confiável e
no momento apropriado. Isso inclui ter a coragem de compartilhar notícias ruins
mesmo quando estas podem ser mal recebidas. Além disso, quando os resultados
são negativos, nós evitamos esconder informações ou transferir a culpa a
outros. Quando os resultados são positivos, nós evitamos tomar o crédito
pelas realizações de outros. Essas provisões reforçam nosso compromisso em
sermos tanto honestos quanto responsáveis.
5.2.4 Nós fazemos
compromissos e promessas, implícitas ou explícitas, em boa fé.
5.2.5 Nós buscamos
criar um ambiente em que os outros se sintam seguros para dizer a verdade.
5.2 Honestidade: Padrões Obrigatórios
Como profissionais na comunidade global de
gerenciamento de projetos, nós exigimos o seguinte de nós mesmos e de nossos
companheiros profissionais:
5.3.1 Nós não engajamos ou toleramos
comportamentos que se destinam a enganar os outros, incluindo, mas não limitado
a fazer declarações errôneas ou falsas; afirmar meias verdades; fornecer
informações fora do contexto ou a reter informações que, se conhecidas, iriam
tornar nossas declarações errôneas ou incompletas.
5.3.2 Nós não nos engajamos em
comportamento desonesto, com a intenção de ganho pessoal ou à custa de outros.
Comentário: Os padrões desejáveis nos estimulam a sermos
sinceros. Meias verdades e informações sigilosas com a intenção de enganar
partes interessadas são atitudes tão pouco profissionais quanto gerar mal
entendidos propositadamente. Nós desenvolvemos credibilidade provendo
informações completas e precisas.
Objetivo do Guia PMBOK®
A crescente aceitação do gerenciamento de projetos
indica que a aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e
técnicas adequados pode ter um impacto significativo no sucesso de um projeto.
O Guia PMBOK® identifica esse subconjunto do conjunto de conhecimentos
em gerenciamento amplamente reconhecido como boa prática.
“Amplamente reconhecido” significa que o conhecimento
e as práticas descritas são aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte do
tempo e que existe um consenso em relação ao seu valor e sua utilidade.
“Boa prática” significa que existe um consenso geral
de que a aplicação correta dessas habilidades, ferramentas e técnicas pode
aumentar as chances de sucesso em uma ampla gama de projetos.
Uma boa prática não significa que o conhecimento
descrito deva ser sempre aplicado uniformemente em todos os casos; a
organização e/ou a equipe de gerenciamento do projeto é responsável por
determinar o que é apropriado para um projeto específico.
O Guia PMBOK® também fornece e promove um
vocabulário comum dentro da profissão de gerenciamento de projetos para se
discutir, escrever e aplicar conceitos de gerenciamento de projetos. Esse
vocabulário padrão é um elemento essencial da profissão.
O Project Management Institute (PMI) considera
esta norma como uma referência básica de gerenciamento de projetos para seus
programas de desenvolvimento profissional e certificações.
Como uma referência básica, essa norma não é
abrangente nem completa. Ela é mais um guia que uma metodologia. É possível
usar metodologias e ferramentas distintas para implementar a estrutura. O
Apêndice D discute extensões da área de aplicação e o Apêndice E relaciona
fontes de informações adicionais sobre gerenciamento de projetos. Além dos
padrões que estabelecem diretrizes para processos, ferramentas e técnicas de
gerenciamento de projetos, o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI (Project
Management Institute Code of Ethics and Professional Conduct) orienta os
praticantes de gerenciamento de projetos e descreve as expectativas que os
praticantes têm de si mesmos e de outros. O mencionado código de ética e
conduta é específico quanto à obrigação básica de responsabilidade, respeito,
justiça e honestidade. Ele exige que os profissionais demonstrem um compromisso
com a conduta ética e profissional. Além disso, transmite a obrigação de
respeito às leis, regulamentos e políticas organizacionais e profissionais.
Como os profissionais são provenientes de culturas e ambientes distintos, o
mesmo é aplicado globalmente. Ao lidar com as partes interessadas, os
profissionais devem estar comprometidos com práticas honestas e justas e
relacionamento respeitoso. O Código de Ética e Conduta Profissional está
publicado no site do PMI (http://www.pmi.org).
A aceitação do código é um requisito para a certificação Profissional de
Gerenciamento de Projetos (PMP®) do PMI.
O que é um projeto?
Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário. Temporário não significa necessariamente de curta duração. Além disso, geralmente o termo temporário não se aplica ao produto, serviço ou resultado criado pelo projeto; a maioria dos projetos é realizada para criar um resultado duradouro. Por exemplo, um projeto para a construção de um monumento nacional criará um resultado que deve durar séculos. Os projetos também podem ter impactos sociais, econômicos e ambientais com duração mais longa que a dos próprios projetos.
Cada projeto cria um produto, serviço ou resultado exclusivo. Embora elementos repetitivos possam estar presentes em algumas entregas do projeto, essa repetição não muda a singularidade fundamental do trabalho do projeto. Por exemplo, prédios de escritórios são construídos com os materiais idênticos ou similares ou pela mesma equipe, mas cada um é exclusivo – com diferentes projetos, circunstâncias, fornecedores, etc.
Um esforço de trabalho contínuo é geralmente um processo repetitivo porque segue os procedimentos existentes de uma organização. Por outro lado, devido à natureza exclusiva dos projetos, pode haver incertezas quantos aos produtos, serviços ou resultados criados pelo projeto. As tarefas podem ser novas para a equipe do projeto, o que demanda planejamento mais dedicado do que outro trabalho rotineiro. Além disso, os projetos são empreendidos em todos os níveis organizacionais. Um projeto pode envolver uma única pessoa, uma única ou múltiplas unidades organizacionais.
Um projeto pode criar:
Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário. Temporário não significa necessariamente de curta duração. Além disso, geralmente o termo temporário não se aplica ao produto, serviço ou resultado criado pelo projeto; a maioria dos projetos é realizada para criar um resultado duradouro. Por exemplo, um projeto para a construção de um monumento nacional criará um resultado que deve durar séculos. Os projetos também podem ter impactos sociais, econômicos e ambientais com duração mais longa que a dos próprios projetos.
Cada projeto cria um produto, serviço ou resultado exclusivo. Embora elementos repetitivos possam estar presentes em algumas entregas do projeto, essa repetição não muda a singularidade fundamental do trabalho do projeto. Por exemplo, prédios de escritórios são construídos com os materiais idênticos ou similares ou pela mesma equipe, mas cada um é exclusivo – com diferentes projetos, circunstâncias, fornecedores, etc.
Um esforço de trabalho contínuo é geralmente um processo repetitivo porque segue os procedimentos existentes de uma organização. Por outro lado, devido à natureza exclusiva dos projetos, pode haver incertezas quantos aos produtos, serviços ou resultados criados pelo projeto. As tarefas podem ser novas para a equipe do projeto, o que demanda planejamento mais dedicado do que outro trabalho rotineiro. Além disso, os projetos são empreendidos em todos os níveis organizacionais. Um projeto pode envolver uma única pessoa, uma única ou múltiplas unidades organizacionais.
Um projeto pode criar:
- Um produto que pode ser um item final ou um item componente de outro item;
- Uma capacidade de realizar um serviço, como funções de negócios que dão suporte à produção ou à distribuição ou
- Um resultado, como um produto ou um documento (por exemplo, um projeto de pesquisa desenvolve um conhecimento que pode ser usado para determinar se uma tendência está presente ou se um novo processo beneficiará a sociedade).
Exemplos de projetos incluem, mas não se limitam a:
- Desenvolvimento de um novo produto ou serviço;
- Efetuar uma mudança de estrutura, de pessoal ou de estilo de uma organização;
- Desenvolvimento ou aquisição de um sistema de informações novo ou modificado;
- Construção de prédio ou infraestrutura ou
- Implementação de um novo procedimento ou processo de negócios.
O que é gerenciamento de projetos?
O gerenciamento de projetos é a:
- Aplicação de conhecimento,
- Habilidades,
- Ferramentas,
- e Técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.
Os 5 grupos de processos são:
- Iniciação;
- Planejamento;
- Execução;
- Monitoramento e controle e
- Encerramento.
Gerenciar um projeto inclui:
- Identificação dos requisitos;
- Adaptação às diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas à medida que o projeto é planejado e realizado;
- Balanceamento das restrições conflitantes do projeto que incluem, mas não se limitam a:
- Escopo;
- Qualidade;
- Cronograma;
- Orçamento;
- Recursos e
- Risco.
O projeto específico
influenciará as restrições nas quais o gerente precisa se concentrar. A relação
entre esses fatores ocorre de tal forma que se algum deles mudar, pelo menos um
outro fator provavelmente será afetado. Por exemplo, se o cronograma for
reduzido, muitas vezes o orçamento precisará ser aumentado para incluir
recursos adicionais a fim de realizar a mesma quantidade de trabalho em menos
tempo. Se não for possível um aumento no orçamento, o escopo ou a qualidade
poderá ser reduzido para entregar um produto em menos tempo com o mesmo
orçamento. As partes interessadas no projeto podem ter ideias divergentes
quanto a quais fatores são os mais importantes, criando um desafio ainda maior.
A mudança dos requisitos do
projeto pode criar riscos adicionais. A equipe do projeto deve ser capaz de
avaliar a situação e equilibrar as demandas a fim de entregar um projeto bem
sucedido. Devido ao potencial de mudança, o plano de gerenciamento do projeto é
iterativo e passa por uma elaboração progressiva no decorrer do ciclo de vida
do projeto. A elaboração progressiva envolve melhoria contínua e detalhamento
de um plano conforme informações mais detalhadas e específicas e estimativas
mais exatas tornam-se disponíveis. Isto é, conforme o projeto evolui, a equipe
de gerenciamento poderá gerenciar com um nível maior de detalhes.
Relacionamento entre gerenciamento de projetos, gerenciamento de
programas e gerenciamento de portfólios
Em organizações de gerenciamento de projetos maduras,
o gerenciamento de projetos existe em um contexto mais amplo regido pelo
gerenciamento de programas e gerenciamento de portfólios.
Conforme ilustra a figura abaixo, as estratégias e
prioridades organizacionais estão vinculadas e possuem relações entre portfólios
e programas, bem como entre programas e projetos individuais. O planejamento
organizacional impacta o projeto através de uma priorização de projetos baseada
em risco, financiamento e no plano estratégico da organização. O planejamento
organizacional pode orientar o financiamento e dar suporte aos projetos
componentes com base nas categorias de risco, linhas específicas de negócios ou
tipos gerais de projetos, como infraestrutura e melhoria de processos internos.
Fonte PMBOK
Os
projetos, programas e portfólios possuem abordagens distintas.
Gerenciamento de Portfólios
Um
portfólio refere-se a um conjunto de projetos ou programas e outros
trabalhos, agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse
trabalho a fim de atingir os objetivos de negócios estratégicos. Os
projetos ou programas do portfólio podem não ser necessariamente
interdependentes ou diretamente relacionados. Por exemplo, uma empresa
de infraestrutura que tenha o objetivo estratégico de “maximizar o
retorno sobre os seus investimentos” pode compor um portfólio que inclua
uma mescla de projetos em petróleo e gás, energia, água, estradas,
ferrovias e aeroportos. A partir dessa mescla, a empresa pode escolher
gerenciar projetos relacionados como um programa. Todos os projetos de
energia podem ser agrupados como um programa de energia. Da mesma forma,
todos os projetos de água podem ser agrupados como um programa de água.
O gerenciamento de portfólios se refere ao gerenciamento centralizado de um ou mais portfólios, que inclui:
- Identificação
- Priorização
- Autorização
- Gerenciamento
- e Controle de projetos
- Programas e outros trabalhos relacionados
Para
atingir objetivos de negócios estratégicos específicos. O gerenciamento
de portfólios se concentra em garantir que os projetos e programas
sejam analisados a fim de priorizar a alocação de recursos, e que o
gerenciamento do portfólio seja consistente e esteja alinhado às
estratégias organizacionais.
Um exemplo de programa seria um novo sistema de satélite de comunicação com projetos para o design do satélite e das estações terrestres, construção de cada uma delas, integração do sistema e lançamento do satélite.
Projetos e planejamento estratégico
Em cada ponto, as entregas e o conhecimento são transferidos entre o projeto e as operações para implementação do trabalho entregue. Isso ocorre por meio da transferência de recursos do projeto para operações perto do término do mesmo ou pela transferência de recursos operacionais para o projeto no seu início.
As operações são esforços permanentes que geram saídas repetitivas, com recursos designados a realizar basicamente o mesmo conjunto de atividades, de acordo com as normas institucionalizadas no ciclo de vida de um produto. Diferente da natureza contínua das operações, os projetos são esforços temporários.
Normalmente, o gerente funcional está concentrado em proporcionar a supervisão de gerenciamento de uma área administrativa e os gerentes de operações são responsáveis por um aspecto do negócio principal.
Dependendo da estrutura organizacional, um gerente de projetos pode se reportar a um gerente funcional. Em outros casos, um gerente de projetos pode ser um dos vários gerentes de projetos que se reporta a um gerente de portfólios ou de programas que é, em última instância, o responsável pelos projetos no âmbito da empresa. Nesse tipo de estrutura, o gerente de projetos trabalha estreitamente com o gerente de portfólios ou de programas para atingir os objetivos do projeto e garantir que o plano do mesmo esteja alinhado com o plano do programa central.
Muitas das ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos são específicas ao gerenciamento de projetos. No entanto, compreender e aplicar o conhecimento, as ferramentas e as técnicas reconhecidas como boas práticas não é suficiente para um gerenciamento eficaz.
Além de todas as habilidades da área específica e das proficiências ou competências de gerenciamento geral exigidas , o gerenciamento de projetos eficaz requer que o gerente tenha as seguintes três características :
.1 Conhecimento.
Refere-se ao que o gerente de projetos sabe sobre gerenciamento de projetos.
.2 Desempenho.
Refere-se ao que o gerente de projetos é capaz de realizar enquanto aplica seu conhecimento em gerenciamento de projetos.
.3 Pessoal.
Refere-se ao comportamento do gerente na execução do projeto ou de atividade relacionada. A efetividade pessoal abrange atitudes, principais características de personalidade e liderança; a capacidade de orientar a equipe do projeto ao mesmo tempo em que atinge objetivos e equilibra as restrições do mesmo.
Gerenciamento de programas
Um programa é definido como um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. Os programas podem incluir elementos de trabalho relacionado fora do escopo de projetos distintos no programa. Um projeto pode ou não fazer parte de um programa, mas um programa sempre terá projetos.
O gerenciamento de programas é definido como o gerenciamento centralizado e coordenado de um programa para atingir os objetivos e benefícios estratégicos do mesmo. Os projetos dentro de um programa são relacionados através do resultado comum ou da capacidade coletiva. Se a relação entre projetos for somente a de um cliente, vendedor, tecnologia ou recurso compartilhado, o esforço deve ser gerenciado como um portfólio de projetos e não como um programa.
O gerenciamento de programas se concentra nas interdependências do projeto e ajuda a determinar a melhor abordagem para gerenciá-los. As ações relacionadas a essas interdependências podem incluir:
Um programa é definido como um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. Os programas podem incluir elementos de trabalho relacionado fora do escopo de projetos distintos no programa. Um projeto pode ou não fazer parte de um programa, mas um programa sempre terá projetos.
O gerenciamento de programas é definido como o gerenciamento centralizado e coordenado de um programa para atingir os objetivos e benefícios estratégicos do mesmo. Os projetos dentro de um programa são relacionados através do resultado comum ou da capacidade coletiva. Se a relação entre projetos for somente a de um cliente, vendedor, tecnologia ou recurso compartilhado, o esforço deve ser gerenciado como um portfólio de projetos e não como um programa.
O gerenciamento de programas se concentra nas interdependências do projeto e ajuda a determinar a melhor abordagem para gerenciá-los. As ações relacionadas a essas interdependências podem incluir:
- Solução de restrições e/ou conflitos de recursos que possam afetar múltiplos projetos no sistema;
- Alinhamento da orientação estratégica/organizacional que afeta as metas e objetivos do projeto e do programa e
- Solução de problemas e gerenciamento de mudanças em uma estrutura de governança compartilhada.
Um exemplo de programa seria um novo sistema de satélite de comunicação com projetos para o design do satélite e das estações terrestres, construção de cada uma delas, integração do sistema e lançamento do satélite.
Projetos e planejamento estratégico
Os
projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano
estratégico de uma organização. Os projetos são normalmente autorizados
como resultado de uma ou mais das seguintes considerações estratégicas:
- Demanda de mercado (por exemplo, uma companhia automobilística autorizando um projeto para fabricar carros mais econômicos em resposta à escassez de gasolina);
- Oportunidade/necessidade estratégica de negócios (por exemplo, uma empresa de treinamento autorizando um projeto para criar um novo curso a fim de aumentar a sua receita);
- Solicitação de cliente (por exemplo, uma companhia de energia elétrica autoriza um projeto de construção de uma nova subestação para atender a um novo parque industrial);
- Avanço tecnológico (por exemplo, uma empresa de produtos eletrônicos autoriza um novo projeto para desenvolver um laptop mais rápido, mais barato e menor após avanços obtidos em tecnologia para memória e circuitos eletrônicos de computador) e
- Requisito legal (por exemplo, um fabricante de produtos químicos autoriza um projeto para estabelecer diretrizes para o manuseio de um novo material tóxico).
Os projetos, em
programas ou portfólios, são um meio de atingir metas e objetivos
organizacionais, geralmente no contexto de um planejamento estratégico.
Embora um grupo de projetos em um programa possa ter benefícios
distintos, eles também podem contribuir para os benefícios do programa,
para os objetivos do portfólio e para o plano estratégico da
organização.
As
organizações gerenciam portfólios com base em seu plano estratégico, o
que pode ditar uma hierarquia para o portfólio, programa ou projetos
envolvidos. Um objetivo do gerenciamento de portfólios é maximizar o
valor do portfólio através do exame cuidadoso de seus componentes: os
projetos e programas integrantes e outros trabalhos relacionados. Os
componentes que contribuem menos para os objetivos estratégicos do
portfólio podem ser excluídos. Dessa forma, o plano estratégico de uma
organização torna-se o principal fator de orientação para investimentos
em projetos. Ao mesmo tempo, os projetos fornecem feedback aos programas
e portfólios através de relatórios de progresso e solicitações de
mudanças que possam impactar outros projetos, programas ou portfólios.
As necessidades dos projetos, incluindo as necessidades de recursos, são
encaminhadas e comunicadas no nível do portfólio, o qual, por sua vez,
determina a orientação para o planejamento organizacional.
Escritório de projetos
Um escritório de projetos (Project Management Office, PMO) é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. As responsabilidades de um PMO podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos até ser responsável pelo gerenciamento direto de um projeto.
Os projetos apoiados ou administrados pelo PMO podem não estar relacionados de outra forma que não seja por serem gerenciados conjuntamente. A forma, função e estrutura específicas de um PMO depende das necessidades da organização à qual ele dá suporte.
Um PMO pode receber uma autoridade delegada para atuar como parte interessada integral e um importante deliberante durante o início de cada projeto, fazer recomendações ou encerrar projetos, ou ainda tomar outras medidas conforme a necessidade para manter os objetivos de negócios consistentes. Além disso, o PMO pode estar envolvido na seleção, no gerenciamento e na mobilização de recursos de projetos compartilhados ou dedicados.
A principal função de um PMO é dar suporte aos gerentes de projetos de diversas maneiras, que incluem mas não se limitam a:
Um escritório de projetos (Project Management Office, PMO) é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. As responsabilidades de um PMO podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos até ser responsável pelo gerenciamento direto de um projeto.
Os projetos apoiados ou administrados pelo PMO podem não estar relacionados de outra forma que não seja por serem gerenciados conjuntamente. A forma, função e estrutura específicas de um PMO depende das necessidades da organização à qual ele dá suporte.
Um PMO pode receber uma autoridade delegada para atuar como parte interessada integral e um importante deliberante durante o início de cada projeto, fazer recomendações ou encerrar projetos, ou ainda tomar outras medidas conforme a necessidade para manter os objetivos de negócios consistentes. Além disso, o PMO pode estar envolvido na seleção, no gerenciamento e na mobilização de recursos de projetos compartilhados ou dedicados.
A principal função de um PMO é dar suporte aos gerentes de projetos de diversas maneiras, que incluem mas não se limitam a:
- Gerenciamento de recursos compartilhados entre todos os projetos administrados pelo PMO;
- Identificação e desenvolvimento de metodologia, melhores práticas e padrões de gerenciamento de projetos;
- Orientação, aconselhamento, treinamento e supervisão;
- Monitoramento da conformidade com as políticas, procedimentos e modelos padrões de gerenciamento de projetos por meio de auditorias do projeto;
- Desenvolvimento e gerenciamento de políticas, procedimentos, formulários e outras documentações compartilhadas do projeto (ativos de processos organizacionais) e
- Coordenação das comunicações entre projetos.
- Os gerentes de projetos e os PMOs buscam objetivos diferentes e, por isso, são orientados por requisitos diferentes. No entanto, todos esses esforços estão alinhados com as necessidades estratégicas da organização. As diferenças entre o papel dos gerentes de projeto e de um PMO podem incluir:
- O gerente de projetos concentra-se nos objetivos especificados do projeto, enquanto o PMO gerencia as principais mudanças do escopo do programa que podem ser vistas como possíveis oportunidades para melhor alcançar os objetivos de negócios;
- O gerente de projetos controla os recursos atribuídos ao projeto para atender da melhor forma possível aos objetivos do projeto, enquanto que o PMO otimiza o uso dos recursos organizacionais compartilhados entre todos os projetos;
- O gerente de projetos gerencia as restrições (escopo, cronograma, custo e qualidade, etc.) dos projetos individuais, enquanto o PMO gerencia as metodologias, padrões, o risco/oportunidade global e as interdependências entre os projetos no nível da empresa.
Gerenciamento de projetos e gerenciamento de operações
As operações são uma função organizacional que realiza a execução contínua de atividades que produzem o mesmo produto ou fornecem um serviço repetitivo. Exemplos incluem: operações de produção, de fabricação e de contabilidade. Embora temporários em natureza, os projetos podem ajudar a atingir os objetivos organizacionais quando estão alinhados com a estratégia da organização. Às vezes, as organizações mudam suas operações, produtos ou sistemas pela criação de iniciativas estratégicas de negócios. Os projetos exigem um gerenciamento de projetos enquanto que as operações exigem gerenciamento de processos de negócios ou gerenciamento de operações. Os projetos podem cruzar com as operações em vários pontos durante o ciclo de vida do produto, tais como:
As operações são uma função organizacional que realiza a execução contínua de atividades que produzem o mesmo produto ou fornecem um serviço repetitivo. Exemplos incluem: operações de produção, de fabricação e de contabilidade. Embora temporários em natureza, os projetos podem ajudar a atingir os objetivos organizacionais quando estão alinhados com a estratégia da organização. Às vezes, as organizações mudam suas operações, produtos ou sistemas pela criação de iniciativas estratégicas de negócios. Os projetos exigem um gerenciamento de projetos enquanto que as operações exigem gerenciamento de processos de negócios ou gerenciamento de operações. Os projetos podem cruzar com as operações em vários pontos durante o ciclo de vida do produto, tais como:
- Na fase de encerramento de cada um;
- No desenvolvimento ou atualização de um novo produto, ou ampliação de saídas;
- Na melhoria de operações ou do processo de desenvolvimento do produto ou
- Até a venda de ativos das operações no final do ciclo de vida do produto.
Em cada ponto, as entregas e o conhecimento são transferidos entre o projeto e as operações para implementação do trabalho entregue. Isso ocorre por meio da transferência de recursos do projeto para operações perto do término do mesmo ou pela transferência de recursos operacionais para o projeto no seu início.
As operações são esforços permanentes que geram saídas repetitivas, com recursos designados a realizar basicamente o mesmo conjunto de atividades, de acordo com as normas institucionalizadas no ciclo de vida de um produto. Diferente da natureza contínua das operações, os projetos são esforços temporários.
Papel de um gerente de projetos
O gerente de projetos é a pessoa designada pela organização executora para atingir os objetivos do projeto. O papel de um gerente de projetos é diferente de um gerente funcional ou gerente de operações.
O gerente de projetos é a pessoa designada pela organização executora para atingir os objetivos do projeto. O papel de um gerente de projetos é diferente de um gerente funcional ou gerente de operações.
Normalmente, o gerente funcional está concentrado em proporcionar a supervisão de gerenciamento de uma área administrativa e os gerentes de operações são responsáveis por um aspecto do negócio principal.
Dependendo da estrutura organizacional, um gerente de projetos pode se reportar a um gerente funcional. Em outros casos, um gerente de projetos pode ser um dos vários gerentes de projetos que se reporta a um gerente de portfólios ou de programas que é, em última instância, o responsável pelos projetos no âmbito da empresa. Nesse tipo de estrutura, o gerente de projetos trabalha estreitamente com o gerente de portfólios ou de programas para atingir os objetivos do projeto e garantir que o plano do mesmo esteja alinhado com o plano do programa central.
Muitas das ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos são específicas ao gerenciamento de projetos. No entanto, compreender e aplicar o conhecimento, as ferramentas e as técnicas reconhecidas como boas práticas não é suficiente para um gerenciamento eficaz.
Além de todas as habilidades da área específica e das proficiências ou competências de gerenciamento geral exigidas , o gerenciamento de projetos eficaz requer que o gerente tenha as seguintes três características :
.1 Conhecimento.
Refere-se ao que o gerente de projetos sabe sobre gerenciamento de projetos.
.2 Desempenho.
Refere-se ao que o gerente de projetos é capaz de realizar enquanto aplica seu conhecimento em gerenciamento de projetos.
.3 Pessoal.
Refere-se ao comportamento do gerente na execução do projeto ou de atividade relacionada. A efetividade pessoal abrange atitudes, principais características de personalidade e liderança; a capacidade de orientar a equipe do projeto ao mesmo tempo em que atinge objetivos e equilibra as restrições do mesmo.
Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos
O
Guia PMBOK® é o padrão para gerenciar a maioria dos projetos na maior
parte das vezes em vários tipos de setores da indústria. Descreve os processos,
ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos usados até a obtenção de um
resultado bem-sucedido.
Esse
padrão é exclusivo ao campo de gerenciamento de projetos e tem relacionamento
com outras disciplinas de gerenciamento de projetos, como gerenciamento de
programas e gerenciamento de portfólios.
As
normas de gerenciamento de projetos não abordam todos os detalhes de todos os
tópicos.
Esse
padrão limita-se a projetos individuais e aos processos de gerenciamento de
projetos amplamente reconhecidos como boa prática. Outros padrões podem ser
consultadas para a obtenção de informações adicionais sobre o contexto mais
amplo no qual os projetos são realizados. O gerenciamento de programas é
abordado em A Norma para Gerenciamento de Programas (The Standard for
Program Management) e o gerenciamento de portfólios é abordado em A
Norma para Gerenciamento de Portfólios (The Standard for Portfolio Management).
O exame das capacidades do processo de gerenciamento de projetos de uma
empresa é abordado em Modelo de Maturidade de Gerenciamento de Projetos
Organizacionais (Organizational Project Management Maturity Model, OPM3®).
Fatores ambientais da empresa
Os fatores ambientais da empresa referem-se tanto aos fatores ambientais internos quanto externos que cercam ou influenciam o sucesso de um projeto. Esses fatores são de qualquer uma ou de todas as empresas envolvidas no projeto. Os fatores ambientais da empresa podem aumentar ou restringir as opções de gerenciamento de projetos e podem ter uma influência positiva ou negativa no resultado. Eles são considerados como entradas na maioria dos processos de planejamento.
Os fatores ambientais da empresa incluem, mas não se limitam a:
Os fatores ambientais da empresa referem-se tanto aos fatores ambientais internos quanto externos que cercam ou influenciam o sucesso de um projeto. Esses fatores são de qualquer uma ou de todas as empresas envolvidas no projeto. Os fatores ambientais da empresa podem aumentar ou restringir as opções de gerenciamento de projetos e podem ter uma influência positiva ou negativa no resultado. Eles são considerados como entradas na maioria dos processos de planejamento.
Os fatores ambientais da empresa incluem, mas não se limitam a:
- Cultura, estrutura e processos organizacionais;
- Normas governamentais ou do setor (por exemplo, regulamentos de agências reguladoras, códigos de conduta, padrões de produto, padrões de qualidade e padrões de mão-de-obra);
- Infraestrutura (por exemplo, equipamentos e instalações existentes);
- Recursos humanos existentes (por exemplo, habilidades, disciplinas e conhecimento, tais como projeto, desenvolvimento, departamento jurídico, contratação e compras);
- Administração de pessoal (por exemplo, diretrizes de recrutamento, retenção, demissão, análises de desempenho dos funcionários e registros de treinamento, política de horas extras e controle do tempo);
- Sistemas de autorização do trabalho da empresa;
- Condições do mercado;
- Tolerância a risco das partes interessadas;
- Clima político;
- Canais de comunicação estabelecidos da organização;
- Bancos de dados comerciais (por exemplo, dados padronizados de estimativa de custos, informações sobre estudos de risco do setor e bancos de dados de riscos) e
- Sistemas de informações do gerenciamento de projetos (por exemplo, uma ferramenta automatizada, como uma ferramenta de software para elaboração de cronogramas, um sistema de gerenciamento de configuração, um sistema de coleta e distribuição de informações ou interfaces Web para outros sistemas online automatizados).
Nenhum comentário :
Postar um comentário