Visando a melhoria do desenvolvimento de software, vários modelos para
avaliação do processo de produção de software têm sido propostos por
instituições no mundo inteiro.
Dentre os mais utilizados, podemos citar o Capability Maturity Model (CMM), do Software Engineering Institute (SEI), o qual tem sido bastante utilizado pelas empresas de software.
O CMMI fornece às organizações diretrizes para controlar seus processos de desenvolvimento de software, de modo a desenvolver e manter software de melhor qualidade, bem como instituir uma cultura de excelência em engenharia e gerenciamento de projetos de software. O CMMI propõe um caminho gradual, através de níveis de maturidade da capacitação, que leva as organizações a se aprimorarem continuamente na busca das suas próprias soluções para os problemas inerentes ao desenvolvimento sistemático de software. A capacitação aqui mencionada refere-se a habilitação que a organização tem em sistematicamente produzir software com a qualidade esperada, dentro dos prazos acordados e com os recursos estimados.
A estrutura do CMM consiste de cinco (1 a 5) níveis de maturidade:
Dentre os mais utilizados, podemos citar o Capability Maturity Model (CMM), do Software Engineering Institute (SEI), o qual tem sido bastante utilizado pelas empresas de software.
O CMMI fornece às organizações diretrizes para controlar seus processos de desenvolvimento de software, de modo a desenvolver e manter software de melhor qualidade, bem como instituir uma cultura de excelência em engenharia e gerenciamento de projetos de software. O CMMI propõe um caminho gradual, através de níveis de maturidade da capacitação, que leva as organizações a se aprimorarem continuamente na busca das suas próprias soluções para os problemas inerentes ao desenvolvimento sistemático de software. A capacitação aqui mencionada refere-se a habilitação que a organização tem em sistematicamente produzir software com a qualidade esperada, dentro dos prazos acordados e com os recursos estimados.
A estrutura do CMM consiste de cinco (1 a 5) níveis de maturidade:
Nível
1: Inicial. O processo de desenvolvimento de software é caracterizado
como ad-hoc, podendo facilmente chegar ao caos. Poucos processos estão
definidos e o sucesso do projeto depende do esforço individual de cada
um envolvido.
Nível 2: Repetível. Processos básicos para gerenciamento de software são estabelecidos para controlar e acompanhar custos, cronograma e funcionalidades. Neste nível, o processo é caracterizado como disciplinado, estando sob o controle efetivo de políticas de gerenciamento de projetos, seguindo planos realistas, baseado em desempenho de projetos similares já realizados.
Nível 3: Definido. Os processos de gerenciamento e das atividades de engenharia de software estão documentados e padronizados, integrando o padrão de processo de software da organização. Todos os projetos utilizam esses processos padrões.
Nível 4: Gerenciado. Medidas detalhadas do processo de software e da qualidade dos produtos são colhidas. Tanto o processo de software quanto o produto são quantitativamente entendidos e controlados.
Nível 5: Otimizado. Melhorias contínuas no processo são realizadas baseadas nos feedbacks quantitativos dos processo e produtos. Cada nível de maturidade indica o nível de capacidade do processo de desenvolvimento de software da organização. Por exemplo, no Nível 2 a capacidade do processo da organização foi elevada de ad hoc para disciplinada por terem sido estabelecidos controles para o gerenciamento do projeto.
Nível 2: Repetível. Processos básicos para gerenciamento de software são estabelecidos para controlar e acompanhar custos, cronograma e funcionalidades. Neste nível, o processo é caracterizado como disciplinado, estando sob o controle efetivo de políticas de gerenciamento de projetos, seguindo planos realistas, baseado em desempenho de projetos similares já realizados.
Nível 3: Definido. Os processos de gerenciamento e das atividades de engenharia de software estão documentados e padronizados, integrando o padrão de processo de software da organização. Todos os projetos utilizam esses processos padrões.
Nível 4: Gerenciado. Medidas detalhadas do processo de software e da qualidade dos produtos são colhidas. Tanto o processo de software quanto o produto são quantitativamente entendidos e controlados.
Nível 5: Otimizado. Melhorias contínuas no processo são realizadas baseadas nos feedbacks quantitativos dos processo e produtos. Cada nível de maturidade indica o nível de capacidade do processo de desenvolvimento de software da organização. Por exemplo, no Nível 2 a capacidade do processo da organização foi elevada de ad hoc para disciplinada por terem sido estabelecidos controles para o gerenciamento do projeto.
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