O CMMI fornece às organizações diretrizes para
controlar seus processos de desenvolvimento de software, de modo a
desenvolver e manter software de melhor qualidade, bem como instituir
uma cultura de excelência em engenharia e gerenciamento de projetos de
software. O CMMI propõe um caminho gradual, através de níveis de
maturidade da capacitação, que leva as organizações a se aprimorarem
continuamente na busca das suas próprias soluções para os problemas
inerentes ao desenvolvimento sistemático de software. A capacitação aqui
mencionada refere-se a habilitação que a organização tem em
sistematicamente produzir software com a qualidade esperada, dentro dos
prazos acordados e com os recursos estimados.
A estrutura do CMMI consiste de cinco (1 a 5) níveis de maturidade:
Nível 1: Inicial. O processo de desenvolvimento de software é caracterizado como ad-hoc, podendo facilmente chegar ao caos. Poucos processos estão definidos e o sucesso do projeto depende do esforço individual de cada um envolvido.
Nível 2: Repetível. Processos básicos para gerenciamento de software são estabelecidos para controlar e acompanhar custos, cronograma e funcionalidades. Neste nível, o processo é caracterizado como disciplinado, estando sob o controle efetivo de políticas de gerenciamento de projetos, seguindo planos realistas, baseado em desempenho de projetos similares já realizados.
Nível 3: Definido. Os processos de gerenciamento e das atividades de engenharia de software estão documentados e padronizados, integrando o padrão de processo de software da organização. Todos os projetos utilizam esses processos padrões.
Nível 4: Gerenciado. Medidas detalhadas do processo de software e da qualidade dos produtos são colhidas. Tanto o processo de software quanto o produto são quantitativamente entendidos e controlados.
Nível 5: Otimizado. Melhorias contínuas no processo são realizadas baseadas nos feedbacks quantitativos dos processo e produtos. Cada nível de maturidade indica o nível de capacidade do processo de desenvolvimento de software da organização. Por exemplo, no Nível 2 a capacidade do processo da organização foi elevada de ad hoc para disciplinada por terem sido estabelecidos controles para o gerenciamento do projeto.
O modelo CMMI-DEV tem como objetivo amadurecer um processo de desenvolvimento de software, trazendo vários benefícios, como por exemplo:
- Estabelecer uma linguagem comum.
- Construir uma visão compartilhada.
- Construir um conjunto de processos e procedimentos desenvolvidos com sugestões de uma ampla participação da comunidade de software.
- Oferecer uma estrutura para se priorizar as ações.
- Estabelecer uma estrutura para se realizar avaliações confiáveis e consistentes.
- Auxiliar
comparações em diversas indústrias.
No processo imaturo teríamos:
- Ad hoc, improvisado por profissionais e gestores.
- Não é rigorosamente seguido e o seu cumprimento não é controlado.
- Altamente dependente dos profissionais atuais.
- Com baixa visão do progresso e da qualidade.
- Cujas funcionalidades e qualidade do produto podem ficar comprometidas para que os prazos sejam cumpridos.
- Arriscado do ponto de vista do uso de novas tecnologias.
- Com custos de manutenção excessivos.
- Com qualidade difícil de prever.
O CMMI-DEV é possui duas
representações. Uma é denominada representação por estágios e a outra
representação contínua.
O
modelo CMMI v1.2 (CMMI-DEV) contém 22 áreas de processo. Em sua
representação por estágios, são divididas da seguinte forma:
Nível 1: Inicial (Ad-hoc)
Não possui áreas de processo.
Nível 1: Inicial (Ad-hoc)
Não possui áreas de processo.
Nível 2: Gerenciado / Gerido
- Gestão de Requisitos (REQM - Requirements Management)
- Gerencia os requisitos dos produtos do projeto e os componentes do produto e identificar inconsistências entre esses requisitos e os planos do projeto e produtos de trabalho.
- Planejamento de Projeto (PP - Project Planning)
- Orienta os gerentes de projeto, ou papéis equivalentes, no planejamento para o esforço, custo, orçamento, recursos, riscos, qualidade etc., para um projeto de desenvolvimento de software;
- Monitoramento e Controle de Projeto (PMC - Project Monitoring and Control)
- Fornece um entendimento do progresso do projeto para que ações corretivas apropriadas possam ser tomadas quando o desempenho do projeto desvia significativamente do plano.
- Gestão de Acordo com os Fornecedores (SAM - Supplier Agreement Management)
- O objetivo do Acordo de Gestão de Fornecedores (SAM) é gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores.
- Medição e Análise (MA - Measurement and Analysis)
- Desenvolve e sustenta uma capacidade de medição que é usado para apoiar as necessidades de informação de gestão.
- Garantia da Qualidade de Processo e de Produto (PPQA - Process and Product Quality Assurance)
- Estabelece práticas necessárias de forma a garantir que os procedimentos estabelecidos para o processo estão sendo executados e que o produto é aderente aos padrões institucionalizados de qualidade;
- Gestão de Configuração (CM - Configuration Management)
- Estabelece e mantém a integridade dos produtos de trabalho, utilizando identificação de configuração, controle de configuração, o que representa status de configuração e auditorias de configuração.
Nível 3: Definido
- Desenvolvimento de Requisitos - RD (Requirements Development)
- Levantamento, análise, coleta, desenvolvimento dos requisitos de clientes, de produto e de componentes de produto.
- Solução Técnica - TS (Technical Solution)
- Desenvolve e implementa soluções para os requisitos.
- Integração de Produto - PI (Product Integration)
- Monta o produto a partir dos componentes do produto, certifique-se de que o produto, como integrada, as funções corretamente, e entregar o produto.
- Verificação - VER (Verification)
- Assegura que os produtos de trabalho selecionados satisfazer as suas necessidades específicas.
- Validação - VAL (Validation)
- Demonstra que um produto ou componente de produto cumpre a sua utilização a que se destinam, quando colocado no seu ambiente pretendido.
- Foco de Processo Organizacional - OPF (Organizational Process Focus)
- Planeja, implementa e implanta melhorias nos processos organizacionais com base em uma compreensão aprofundada dos pontos fortes e fracos dos processos da organização e dos ativos de processo atuais.
- Definição de Processo Organizacional - OPD (Organizational Process Definition)
- Estabelece e mantém um conjunto utilizável de ativos de processos organizacionais e os padrões do ambiente de trabalho.
- Treinamento Organizacional - OT (Organizational Training)
- Desenvolve as habilidades e conhecimentos das pessoas para que possam desempenhar suas funções de forma eficaz e eficiente.
- Gerenciamento Integrado de Projeto - IPM (Integrated Project Management)
- Estabelece e Gerencia o projeto e o envolvimento das partes interessadas de acordo com um processo integrado e definido que é adaptado a partir de conjunto de processos padrão da organização.
- Gerenciamento de Riscos - RSKM (Risk Management)
- Identifica potenciais problemas antes que eles ocorram de modo que as atividades de manuseio de risco pode ser planejado e invocado como necessário através da vida do produto ou projeto para mitigar os impactos adversos em alcançar objetivos.
- Análise de Decisão e Resolução - DAR (Decision Analysis and Resolution)
- Analisa possíveis decisões usando um processo de avaliação formal que avalia alternativas identificadas contra os critérios estabelecidos.
Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente
- Desempenho de Processo Organizacional - OPP (Organizational Process Performance)
- Estabelece e mantém um entendimento quantitativo do desempenho do conjunto da organização de processos padronizados de apoio de qualidade e desempenho do processo objetivos e fornecer os dados de desempenho processo, referências e modelos para gerenciar quantitativamente os projetos da organização.
- Gerenciamento Quantitativo de Projeto - QPM (Quantitative Project Management)
- Gerencia quantitativamente o processo definido do projeto para alcançar a qualidade estabelecida do projeto e os objetivos de desempenho do processo.
Nível 5: Em otimização
- Gestão de Processo Organizacional - OPM (Organizational Process Management)
- Seleciona e implanta melhorias incrementais e inovadoras que comprovadamente melhoram processos e tecnologias da organização.
- Análise Causal e Resolução - CAR (Causal Analysis and Resolution)
- Identifica as causas de defeitos e outros problemas e tomar medidas para impedir que elas ocorram no futuro.
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