quinta-feira, 9 de maio de 2013

CMMI - DEV - I


Representação por Estágios

O modelo CMMI-DEV tem como objetivo amadurecer o processo de desenvolvimento de software, trazendo vários benefícios, como por exemplo:
  • Estabelecer uma linguagem comum.
  • Construir uma visão compartilhada. 
  • Construir um conjunto de processos e procedimentos desenvolvidos com sugestões de uma ampla participação da comunidade de software. 
  • Oferecer uma estrutura para se priorizar as ações. 
  • Estabelecer uma estrutura para se realizar avaliações confiáveis e consistentes. 
  • Auxiliar comparações em diversas indústrias. 
     

No processo imaturo teríamos:
  • Ad hoc, improvisado por profissionais e gestores.
  • Não é rigorosamente seguido e o seu cumprimento não é controlado.
  • Altamente dependente dos profissionais atuais.
  • Com baixa visão do progresso e da qualidade.
  • Cujas funcionalidades e qualidade do produto podem ficar comprometidas para que os prazos sejam cumpridos.
  • Arriscado do ponto de vista do uso de novas tecnologias.
  • Com custos de manutenção excessivos.
  • Com qualidade difícil de prever.

O CMMI-DEV possui duas representações. Uma é denominada representação por estágios e a outra representação contínua, falarei das duas durante os posts.

O modelo CMMI v1.2 (CMMI-DEV) contém 22 áreas de processo. Em sua representação por estágios, são divididas da seguinte forma:

Nível 1: Inicial (Ad-hoc)

Não possui áreas de processo.

Nível 2: Gerenciado / Gerido

  • Gestão de Requisitos (REQM - Requirements Management)
    • Gerencia os requisitos dos produtos do projeto e os componentes do produto e identifica inconsistências entre esses requisitos e os planos do projeto e produtos de trabalho.

  • Planejamento de Projeto (PP - Project Planning)
    • Orienta os gerentes de projeto, ou papéis equivalentes, no planejamento para o esforço, custo, orçamento, recursos, riscos, qualidade etc., para um projeto de desenvolvimento de software;

  • Monitoramento e Controle de Projeto (PMC - Project Monitoring and Control)
    • Fornece um entendimento do progresso do projeto para que ações corretivas apropriadas possam ser tomadas quando o desempenho do projeto desvia significativamente do plano.

  • Gestão de Acordo com os Fornecedores (SAM - Supplier Agreement Management)
    • Gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores.

  • Medição e Análise (MA - Measurement and Analysis)
    • Desenvolve e sustenta uma capacidade de medição que é usado para apoiar as necessidades de informação de gestão.

  • Garantia da Qualidade de Processo e de Produto (PPQA - Process and Product Quality Assurance)
    • Estabelece práticas necessárias de forma a garantir que os procedimentos estabelecidos para o processo estão sendo executados e que o produto é aderente aos padrões institucionalizados de qualidade;

  • Gestão de Configuração (CM - Configuration Management)
    • Estabelece e mantém a integridade dos produtos de trabalho, utilizando identificação de configuração, controle de configuração, o que representa status de configuração e auditorias de configuração.

Nível 3: Definido

  • Desenvolvimento de Requisitos - RD (Requirements Development)
    • Levantamento, análise, coleta, desenvolvimento dos requisitos de clientes, de produto e de componentes de produto. 

  • Solução Técnica - TS (Technical Solution)
    • Desenvolve e implementa soluções para os requisitos. 

  • Integração de Produto - PI (Product Integration)
    • Monta o produto a partir dos componentes do produto, certifique-se de que o produto, como integrada, as funções corretamente, e entregar o produto.
 
  • Verificação - VER (Verification)
    • Assegura que os produtos de trabalho selecionados satisfazer as suas necessidades específicas. 
 
  • Validação - VAL (Validation)
    • Demonstra que um produto ou componente de produto cumpre a sua utilização a que se destinam, quando colocado no seu ambiente pretendido.
 
  • Foco de Processo Organizacional - OPF (Organizational Process Focus)
    • Planeja, implementa e implanta melhorias nos processos organizacionais com base em uma compreensão aprofundada dos pontos fortes e fracos dos processos da organização e dos ativos de processo atuais. 
 
  • Definição de Processo Organizacional - OPD (Organizational Process Definition)
    • Estabelece e mantém um conjunto utilizável de ativos de processos organizacionais e os padrões do ambiente de trabalho.

  • Treinamento Organizacional - OT (Organizational Training)
    • Desenvolve as habilidades e conhecimentos das pessoas para que possam desempenhar suas funções de forma eficaz e eficiente.

  • Gerenciamento Integrado de Projeto - IPM (Integrated Project Management)
    • Estabelece e Gerencia o projeto e o envolvimento das partes interessadas de acordo com um processo integrado e definido que é adaptado a partir de conjunto de processos padrão da organização.

  • Gerenciamento de Riscos - RSKM (Risk Management)
    • Identifica potenciais problemas antes que eles ocorram de modo que as atividades de manuseio de risco pode ser planejado e invocado como necessário através da vida do produto ou projeto para mitigar os impactos adversos em alcançar objetivos.

  • Análise de Decisão e Resolução - DAR (Decision Analysis and Resolution)
    • Analisa possíveis decisões usando um processo de avaliação formal que avalia alternativas identificadas contra os critérios estabelecidos.

Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente

  • Desempenho de Processo Organizacional - OPP (Organizational Process Performance)
    • Estabelece e mantém um entendimento quantitativo do desempenho do conjunto da organização de processos padronizados de apoio de qualidade e desempenho do processo objetivos e fornecer os dados de desempenho processo, referências e modelos para gerenciar quantitativamente os projetos da organização. 

  • Gerenciamento Quantitativo de Projeto - QPM (Quantitative Project Management)
    • Gerencia quantitativamente o processo definido do projeto para alcançar a qualidade estabelecida do projeto e os objetivos de desempenho do processo.

Nível 5: Em otimização


  • Gestão de Processo Organizacional - OPM (Organizational Process Management)
    • Seleciona e implanta melhorias incrementais e inovadoras que comprovadamente melhoram processos e tecnologias da organização. 

  • Análise Causal e Resolução - CAR (Causal Analysis and Resolution)
    • Identifica as causas de defeitos e outros problemas e tomar medidas para impedir que elas ocorram no futuro.


Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.

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