quinta-feira, 9 de maio de 2013

Fábrica de Software - I

Como estabelecer uma operação de software mais efetiva em termos de custo, agregação de valor ao negócio, qualidade, previsibilidade do atendimento aos serviços de desenvolvimentos e manutenção? Por onde começar o processo de implantação de gestão e de operação na área de TI? (Em especial na área de desenvolvimento de sistemas)

A falta do conhecimento gera o caos no mercado, profissionais se apaixonam por termos novos e que estão na moda e pregam, sem conhecimento de causa, processos que leram em algum lugar, sem aos menos terminar o texto na integra, e defendem seu ponto de vista particular como doutores no assunto. Oportunista que prometem a “bala de prata” para solucionar todos os problemas relacionados à gestão e operação na área de TI.

Vendem o peixe como entenderam e geralmente para quem não domina o assunto, ou seja, tudo o que ele fala soa como verdade.

O que entendemos sobre Fábrica de Software? Qual o nosso nível de maturidade sobre o assunto, será que basta reutilizar componentes desenvolvidos em outros projetos para usarmos o termo Fábrica de Software, ou isto seria apenas o antigo conceito reutilização, que é uma pequena parte que compõe o todo complexo, e que está relacionada à operação de TI.

Uma Fabrica de Software vai além dos conceitos simplórios e de domínio público, porém para atendermos as suas expectativas precisamos da visão orientada para Gestão de Operações.

Não podemos entender uma revendedora de peças de automóvel como uma fábrica de peças, nem a segunda como uma fábrica de veículos. 

Outro ponto polemico é a utilização de boas práticas, baseadas em modelos de qualidade consagrados, mas que sem o conhecimento da gestão de operações de várias demandas e projetos e seus requisitos, não produzem os resultados esperados. Atribuo aqui à falta de conhecimento na implantação dos processos na Fábrica de Software.

Nosso maior desafio neste novo cenário será aprender a manter a Fábrica de Software (ou Fábrica de Serviços) de forma regular e consistente ao longo do tempo, gerindo operações de software em larga escala e todas as suas variáveis e elementos que as  fundamentam.

Uma vez absorvido todos os conceitos sobre a Fábrica de Software, vamos expandir nosso horizontes para nichos de mercado como offshore, que tem como objetivo a prestação de serviço para as empresas globalizadas e também como implementar uma plataforma de exportação de serviços de programação e desenvolvimento de software.

Nos próximos textos faremos uma viagem conceitual formando a base, os pilares da Fábrica de Software.

“Vamos dividir para conquistar”.

Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário