quinta-feira, 9 de maio de 2013

Requisitos - II

Os requisitos são o ponto de partida para toda a definição de um sistema e, consequentemente, são fatores decisivos no desenvolvimento do produto final de um projeto de software.

Toda metodologia de desenvolvimento de software ou processo de desenvolvimento de software propõe uma série de fases e atividades dentro do seu ciclo de vida e o encadeamento entre elas.

Independente do nome dado a cada fase, é extremamente recomendado que o processo contemple ao menos dois grandes grupo de atividades referentes a requisitos, que poderíamos chamar de:

Engenharia de requisitos

São todas as atividades realizadas para:
  • Identificar
  • Analisar
  • Especificar
  • Definir
as  necessidades do negócio que um aplicativo deve prover para a solução do problema levantado. Requisitos que não refletem as reais necessidades dos usuários, incompletos e/ou inconsistentes, mudanças de requisitos que já foram previamente acordadas e dificuldades para chegar a um acordo entre profissionais de TI e usuários são os maiores problemas enfrentados no grupo de atividades de especificação de requisitos.

Gestão de requisitos

Preocupa-se com a:
  • Documentação
  • Versionamento
  • Controle de mudanças
  • Qualidade dos requisitos levantados na fase de especificação de requisitos.
Todos os requisitos apresentam um ciclo de vida único que acompanha a dinâmica dos negócios associados. Assim sendo não se pode esperar que um requisito seja imutável ao longo do tempo, uma vez que o negócio do qual o requisito se desprende é dinâmico.

Mas o que é REQUISITO?

Os requisitos expressam as características e restrições do produto de software do ponto de vista de satisfação das necessidades do usuários e, em geral, independem da tecnologia empregada na construção da solução, sendo a parte mais crítica e propensa a erros no desenvolvimento de software.

Um conjunto de requisitos pode ser definido como uma condição ou capacidade necessária que o software deve possuir para que o usuário possa resolver um problema ou atingir um objetivo ou para atender as necessidades ou restrições da organização ou dos outros componentes do sistema.

Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.

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