Product Owner - PO
26. Qual a principal função do Product Owner?
- É o responsável por maximizar o valor do produto e do trabalho da equipe de desenvolvimento.
O Product Owner é a única pessoa responsável por gerenciar o Backlog do Produto.
27. Quais atividades podemos listar como gestão do backlog do produto?
- Expressar claramente os itens do Backlog do Produto.
- Ordenar os itens do Backlog do Produto do projeto para alcançar as metas e missão do projeto.
- Garantir o valor do trabalho realizado pelo time de desenvolvimento.
- Garantir que o Backlog do Produto seja:
- Visível
- Transparente
- Claro para todos
- Mostrar o que o time de SCRUM irá trabalhar a seguir
- Garantir que a equipe de desenvolvimento entenda os itens do Backlog do Produto satisfatoriamente para o seu desenvolvimento.
O Product Owner pode delegar as atividades acima para a equipe do projeto, mas ele continua sendo o responsável. Ele é uma pessoa e não um comitê, todas as solicitações de alterações devem ser dirigidas a ele.
28. Como garantir o sucesso do Product Owner?
- Respeitando as suas decisões.
Todas as decisões do Product Owner devem ser visíveis no conteúdo e na priorização do Backlog do Produto.
O Scrum Master
29. Qual o papel do Scrum Master?
- Garantir que o Scrum seja entendido e aplicado, de forma que o Time Scrum conheça à teoria, práticas e regras do Scrum.
- Ajudar aqueles que estão fora do Time Scrum a entender quais as suas interações com o Time Scrum são úteis e quais não são.
- Ajudar a todos a mudarem as interações para maximizar o valor criado pelo Time Scrum.
30. Como o Scrum Master trabalha para o Product Owner?
- Encontrando técnicas para o gerenciamento efetivo do Backlog do Produto;
- Comunicando a visão, objetivo e itens do Backlog do Produto para a Equipe de Desenvolvimento;
- Ensinando a Time Scrum a criar itens de Backlog do Produto de forma clara e concisa;
- Compreendendo a longo-prazo o planejamento do Produto no ambiente empírico;
- Compreendendo e praticar a agilidade; e,
- Facilitando os eventos Scrum conforme exigidos ou necessários.
31. Como o Scrum Master trabalha para a Equipe de Desenvolvimento?
- Treinando a Equipe de Desenvolvimento em auto gerenciamento e interdisciplinaridade;
- Ensinando e liderando a Equipe de Desenvolvimento na criação de produtos de alto valor;
- Removendo impedimentos para o progresso da Equipe de Desenvolvimento;
- Facilitando os eventos Scrum conforme exigidos ou necessários; e,
- Treinando a Equipe de Desenvolvimento em ambientes organizacionais nos quais o Scrum não é totalmente adotado e compreendido.
32. Como o Scrum Master trabalha para a organização?
- Liderando e treinando a organização na adoção do Scrum;
- Planejando implementações Scrum dentro da organização;
- Ajudando funcionários e partes interessadas a compreender e tornar aplicável o Scrum e o desenvolvimento de produto empírico;
- Causando mudanças que aumentam a produtividade do Time Scrum; e,
- Trabalhando com outro Scrum Master para aumentar a eficácia da aplicação do Scrum nas organizações.
Equipe de Desenvolvimento
A Equipe de Desenvolvimento consiste de profissionais que realizam o trabalho de entregar uma versão usável que potencialmente incrementa o produto “Pronto” ao final de cada Sprint. Somente integrantes da Equipe de Desenvolvimento criam incrementos.
As Equipes de Desenvolvimento são estruturadas e autorizadas pela organização para organizar e gerenciar seu próprio trabalho. A sinergia resultante aperfeiçoa a eficiência e a eficácia da Equipe de Desenvolvimento como um todo.
33. Quais as características da Equipe de Desenvolvimento?
- São auto-organizadas. Ninguém diz a Equipe de Desenvolvimento como transformar o Backlog do Produto em incrementos de funcionalidades potencialmente utilizáveis;
- Equipes de Desenvolvimento são multifuncionais, possuindo todas as habilidades necessárias, enquanto equipe, para criar o incremento do Produto.
- O Scrum não reconhece títulos para os integrantes da Equipe de Desenvolvimento que não seja o de Desenvolvedor, independentemente do trabalho que está sendo realizado pela pessoa; Não há exceções para esta regra.
- Individualmente os integrantes da Equipe de Desenvolvimento podem ter habilidades especializadas e área de especialização, mas a responsabilidade pertence à Equipe de Desenvolvimento como um todo; e,
- Equipes de Desenvolvimento não contém subequipes dedicadas a domínios específicos de conhecimento, tais como teste ou análise de negócios.
34. Qual o tamanho ideal para a equipe de Desenvolvimento?
- Cinco a nove desenvolvedores, ou seja, pequena o suficiente para se manter ágil e grande o suficiente para completar uma parcela significativa do trabalho.
35. Quais os problemas das equipes pequenas?
- Menos de três integrantes na Equipe de Desenvolvimento diminuem a interação e resultam em um menor ganho de produtividade. Equipes de desenvolvimento menores podem encontrar restrições de habilidades durante a Sprint, gerando uma Equipe de Desenvolvimento incapaz de entregar um incremento potencialmente utilizável.
35. Quais os problemas das equipes grandes?
- Mais de nove integrantes é exigida muita coordenação. Equipes de Desenvolvimento grandes geram muita complexidade para um processo empírico gerenciar.
Ao menos que eles também executem o trabalho do Backlog da Sprint, o Product Owner e o Scrum Master não podem ser contados como integrantes da equipe de desenvolvimento.
Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.
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