terça-feira, 11 de junho de 2013

O Propósito do Guia SCRUM - IX


Product Owner - PO

26. Qual a principal função do Product Owner?
  • É o responsável por maximizar o valor do produto e do trabalho da equipe de desenvolvimento.

O Product Owner é a única pessoa responsável por gerenciar o Backlog do Produto.

27. Quais atividades podemos listar como gestão do backlog do produto?
  • Expressar claramente os itens do Backlog do Produto.
  • Ordenar os itens do Backlog do Produto do projeto para alcançar as metas e missão do projeto.
  • Garantir o valor do trabalho realizado pelo time de desenvolvimento.
  • Garantir que o Backlog do Produto seja:
    • Visível
    • Transparente
    • Claro para todos
    • Mostrar o que o time de SCRUM irá trabalhar a seguir
  • Garantir que a equipe de desenvolvimento entenda os itens do Backlog do Produto satisfatoriamente para o seu desenvolvimento.

O Product Owner pode delegar as atividades acima para a equipe do projeto, mas ele continua sendo o responsável. Ele é uma pessoa e não um comitê, todas as solicitações de alterações devem ser dirigidas a ele.

28. Como garantir o sucesso do Product Owner?
  • Respeitando as suas decisões.

Todas as decisões do Product Owner devem ser visíveis no conteúdo e na priorização do Backlog do Produto.

O Scrum Master
 
29. Qual o papel do Scrum Master?
  • Garantir que o Scrum seja entendido e aplicado, de forma que o Time Scrum conheça à teoria, práticas e regras do Scrum.
  • Ajudar aqueles que estão fora do Time Scrum a entender quais as suas interações com o Time Scrum são úteis e quais não são.
  • Ajudar a todos a mudarem as interações para maximizar o valor criado pelo Time Scrum.

30. Como o Scrum Master trabalha para o Product Owner?
  • Encontrando técnicas para o gerenciamento efetivo do Backlog do Produto;
  • Comunicando a visão, objetivo e itens do Backlog do Produto para a Equipe de Desenvolvimento;
  • Ensinando a Time Scrum a criar itens de Backlog do Produto de forma clara e concisa;
  • Compreendendo a longo-prazo o planejamento do Produto no ambiente empírico;
  • Compreendendo e praticar a agilidade; e,
  • Facilitando os eventos Scrum conforme exigidos ou necessários.

31. Como o Scrum Master trabalha para a Equipe de Desenvolvimento?
  • Treinando a Equipe de Desenvolvimento em auto gerenciamento e interdisciplinaridade;
  • Ensinando e liderando a Equipe de Desenvolvimento na criação de produtos de alto valor;
  • Removendo impedimentos para o progresso da Equipe de Desenvolvimento;
  • Facilitando os eventos Scrum conforme exigidos ou necessários; e,
  • Treinando a Equipe de Desenvolvimento em ambientes organizacionais nos quais o Scrum não é totalmente adotado e compreendido.

32. Como o Scrum Master trabalha para a organização?
  • Liderando e treinando a organização na adoção do Scrum;
  • Planejando implementações Scrum dentro da organização;
  • Ajudando funcionários e partes interessadas a compreender e tornar aplicável o Scrum e o desenvolvimento de produto empírico;
  • Causando mudanças que aumentam a produtividade do Time Scrum; e,
  • Trabalhando com outro Scrum Master para aumentar a eficácia da aplicação do Scrum nas organizações.

Equipe de Desenvolvimento

A Equipe de Desenvolvimento consiste de profissionais que realizam o trabalho de entregar uma versão usável que potencialmente incrementa o produto “Pronto” ao final de cada Sprint. Somente integrantes da Equipe de Desenvolvimento criam incrementos.

As Equipes de Desenvolvimento são estruturadas e autorizadas pela organização para organizar e gerenciar seu próprio trabalho. A sinergia resultante aperfeiçoa a eficiência e a eficácia da Equipe de Desenvolvimento como um todo.

33. Quais as características da Equipe de Desenvolvimento?
  • São auto-organizadas. Ninguém diz a Equipe de Desenvolvimento como transformar o Backlog do Produto em incrementos de funcionalidades potencialmente utilizáveis;
  • Equipes de Desenvolvimento são multifuncionais, possuindo todas as habilidades necessárias, enquanto equipe, para criar o incremento do Produto.
  • O Scrum não reconhece títulos para os integrantes da Equipe de Desenvolvimento que não seja o de Desenvolvedor, independentemente do trabalho que está sendo realizado pela pessoa; Não há exceções para esta regra.
  • Individualmente os integrantes da Equipe de Desenvolvimento podem ter habilidades especializadas e área de especialização, mas a responsabilidade pertence à Equipe de Desenvolvimento como um todo; e,
  • Equipes de Desenvolvimento não contém subequipes dedicadas a domínios específicos de conhecimento, tais como teste ou análise de negócios.

34. Qual o tamanho ideal para a equipe de Desenvolvimento?
  • Cinco a nove desenvolvedores, ou seja, pequena o suficiente para se manter ágil e grande o suficiente para completar uma parcela significativa do trabalho.

35. Quais os problemas das equipes pequenas?
  • Menos de três integrantes na Equipe de Desenvolvimento diminuem a interação e resultam em um menor ganho de produtividade. Equipes de desenvolvimento menores podem encontrar restrições de habilidades durante a Sprint, gerando uma Equipe de Desenvolvimento incapaz de entregar um incremento potencialmente utilizável.

35. Quais os problemas das equipes grandes?
  • Mais de nove integrantes é exigida muita coordenação. Equipes de Desenvolvimento grandes geram muita complexidade para um processo empírico gerenciar.

Ao menos que eles também executem o trabalho do Backlog da Sprint, o Product Owner e o Scrum Master não podem ser contados como integrantes da equipe de desenvolvimento.

Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.

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