sexta-feira, 24 de maio de 2013

Requitos - X

Requisitos de Processos de Negócio

O propósito a partir deste instante é associar os processos de negócio à definição de requisitos.

Requisitos de Processo de Negócio são aqueles que estão diretamente ligados ao processo de negócio, ao como se faz, aos conceitos de subprocesso, de tarefas de processo. Esses requisitos somente são obtidos através da observação detalhada da execução do processo e do estudo da documentação de normas e processos de uma organização.

Podemos questionar como entender a observação da execução de uma processo sem ter conhecimento técnico de regras que regem esse processo, sejam elas normas legais ou técnicas inerentes ao negócio. Este é um dos objetivos que vamos explorar repetidamente através de exemplos de quatro situações ou estudo de casos.

Processo
  • Como definição clássica temos que: Processo é uma série de atividades executadas sequencialmente para produzir um produto ou serviço.

Não podemos nos atrelar a uma visão por função quando da análise de requisitos, pois essa visão leva a uma distorção na interpretação de processos que nos induz a erros no entendimento deles, assim como leva as organizações a lapsos administrativos e à criação de uma visão por silos de informações.

A visão por função não mostra como um valor é agregado a um processo ou por um processo. Isso equivale a realizar levantamento de requisitos baseados nas pessoas e nos setores por onde o fluxo dele ocorre.

Vamos analisar tudo sobre o enfoque da visão de processos que traz a definição de processo:

Qualquer atividade ou um conjunto de atividades, disparado ou inicializado por um evento externo, provendo resultados de negócio, através da transformação de insumos em produtos e serviços, objetivando sempre a satisfação do cliente deste processo.

Um processo é caracterizado da seguinte forma:
  • Missão do processo
  • Fatores críticos de sucesso
  • Restrições
  • Decomposição de suas atividades

Missão do Processo

Identificar a razão de existência do processo no ciclo dos produtos e/ou serviço da empresa. Define os objetivos permanentes que devem ser alcançados pelo processo e a forma como ele agrega valor a produtos, serviços e controles da empresa.

Eventos

Eventos são acontecimentos externos ou não ao processo que, de alguma forma, estimulam a execução de uma ação por parte dele em resposta ao evento.

Os eventos podem ser classificados da seguinte forma:

Quanto à natureza do evento
  • Eventos externos programados
  • Eventos temporais
  • Eventos Externos Ad Hoc

Quanto à cronologia do processo
  • Eventos iniciais
  • Eventos Finais
Exemplo de eventos
  • Eventos externos Programados
  • Chegada de uma nota fiscal e materiais de um fornecedor
  • Emissão de uma nova previsão de vendas

Eventos temporais
  • Todo dia 5 de cada mês é feita a apuração de resultados.
  • Todos os dias as 20h encerra-se a inclusão de pedidos de venda.

Eventos Externos Ad Hoc
  • Mudanças inesperadas na legislação.
  • Mudanças repentinas de mercado.
  • Quanto à cronologia do processo.

Fatores Críticos de Sucesso (FCS)
  • Qualquer tipo de aspecto que ponha em risco a missão do processo.
  • Os FCS podem dizer respeito a qualquer tipo de recurso (material, humano, tecnológico etc.) ou a aspectos de qualidade quanto a entradas e controles.
  • Ao serem analisados, os FCS devem ser acompanhados das medidas a serem tomadas para a sua garantia.

Restrições
  • Restrições significam limites de atuação ou alcance do processo.
  • São em geral estabelecidas pelas políticas e regras de negócio ou por procedimentos que devem ser executados em resposta a eventos Ad Hoc.

Atividades
  • Os processos também são caracterizados pela relação de suas atividades.
  • As atividades são as ações tomadas pelo processo em resposta a eventos.
  • As atividades utilizam-se das entradas, regras, políticas e recursos para a produção de saídas específicas (produtos do processo)
  • Atividades observadas em níveis de abstração diferentes podem ser classificadas segundo uma hierarquia de processos, o que permite uma organização eficaz deles com objetivo de melhor entender o seu desempenho e a qualidade necessária.

Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.

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