Quais
as principais razões para as empresas (de manufatura) utilizarem serviços
terceirizados em tecnologia da informação - TI?
Estudos
realizados em Terceirização em Informática no Brasil e Terceirização em informática
sob a ótica do prestador de serviço, publicado pela revista de Administração de
Empresas, LEITE, J. C., São Paulo, foram abordados diversos aspecto, dos quais
retirei as principais considerações:
- Acesso imediato a novos recursos, necessidade para concentrar-se nas atividades fins, busca por eficácia e redução de custo representam os motivadores principais para o processo de terceirização.
- Excelência e qualidade do parceiro, filosofia de trabalho (processo de operação e serviço), preço, idoneidade, solidez a longo prazo e disponibilidade de serviços diversificados são considerados os itens principais para a tomada de decisão de selecionar os prestadores de serviço.
- Manutenção de equipamentos, treinamento, programação, desenvolvimento e manutenção de sistemas representam os seguimentos mais terceirizados.
- Controle de qualidade, custos, prazos, sigilos, segurança e falta de padrão dos terceiros são algumas das principais preocupações em um processo de terceirização.
No
estudo relacionado às empresas prestadoras de serviço de tecnologia da
informação, com amostragem de 15 empresas líderes de mercado, observou:
- Há uma polarização na oferta de serviços, em termos de diversificação e focalização.
- Os principais mecanismos de acompanhamento dos serviços prestados mais comuns são reuniões periódicas com cliente e relatórios da empresa prestadora de serviço.
- 70% das empresas utilizam metodologias próprias para o controle e qualidade dos serviços.
- Qualidade dos serviços e capacidade de customização são os dois principais fatores críticos de sucesso da operação de prestação de serviço.
Gilberto Ribeiro.
Nenhum comentário :
Postar um comentário