O Papel
do Gerente de Projeto
Podemos listar algumas características de um
projeto bem sucedido como a conclusão dos objetivos iniciais que motivaram o
empreendimento, a satisfação do cliente com o produto ou serviço entregue ou
realizado, o uso dos recurso sem desperdícios, o planejamento realizado de
acordo com o escopo, prazo e custos, a garantia da qualidade, entendendo como
qualidade, “a conformidade a requisitos funcionais
e de desempenho explicitamente declarados, a padrões de desenvolvimento
claramente documentados e a características implícitas que são esperadas de
todo software profissionalmente desenvolvido”,
e principalmente equipe motivada para os próximos projetos.
Gestão de
projeto não é uma função, mais um papel dentro de um processo. O gerente de projeto é o
principal responsável pelo projeto, pois é um dos atributos do papel que ele
representa no ciclo de vida do projeto. Em projetos internos precisa estar
alinhando com os gerentes de programas e portfólio, para alinhar os objetivos
do projeto com o plano de programa.
O bom gerente precisa conhecer os objetivos do projeto e ter
participado do seu planejamento, desta forma terá autonomia para tomada de
decisões.
Responsabilidades
básicas do Gerente de Projeto
- Entender os objetivos do projeto
- Elaboração do plano de projeto
- Realizar a reunião de kick-off.
- Alocação dos recursos cujo perfil atenda as necessidades do projeto.
- Gerir e obter fundo para o projeto.
- Estabelecer metas de desempenho para atingir o planejado.
- Executar o plano de projeto.
- Agir como um facilitador e parceiro da equipe técnica.
- Elabora plano de contingência.
- Solucionar conflitos.
- Encorar a equipe do projeto.
- Monitorar o processo.
- Avaliar o desempenho da equipe.
- Realizar reuniões periódicas com os stakeholders
- Realizar o encerramento do projeto
Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.
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