Neste
primeiro post sobre gestão de projetos farei uma introdução ao gerenciamento de
projetos e alguns conceitos, tendo como base o PMI.
Segundo o PMI, um projeto é um empreendimento temporário com o intuito de criar um produto ou serviço único, com começo e fim bem definidos e suas principais características são:
Segundo o PMI, um projeto é um empreendimento temporário com o intuito de criar um produto ou serviço único, com começo e fim bem definidos e suas principais características são:
- Tempo - começo e fim bem definido.
- Unicidade - algo que nunca foi feito, pode até ser semelhante.
- Objetivos - pré-definidos.
- Atividades - interdependentes.
- Execução - etapas incrementais específicas.
- Recurso - áreas multidisciplinares.
- Restrições - escopo, custo e prazos.Incertezas.
PROJETOS
- Criação de um produto ou serviço (como por exemplo, uma consultoria).
- Desenvolvimento de um software.
- A implantação de sistemas de gestão.
- A implantação de processos de gestão, tais como ITIL, MPS.BR, CMMI, 9001.
- Redução de custos operacionais.
- Um novo modelo de carro de corrida.
... entre outros...
Qualquer
empreendimento com tempo definido, único, com objetivos planejados, atividades
interdependentes, realizado em etapas incrementais, com escopo, custo e prazo,
podemos chamá-lo de PROJETO.
Atenção: Projeto é diferente de Plano de Negócio.
OPERAÇÃO
Atende
necessidades administrativas ou operacionais em uma organização.
- Reuniões.
- Relatórios.
- Transportar mercadorias.
- Contabilidade.
- Financeiro.
- Manutenção de veículos.
Operação
contínua não é um projeto, mas existem semelhanças entre os projetos e as
operações, pois ambos são executados por pessoas, possuem restrições de
recursos, são planejados, executados e controlados, existe um propósito bem
definido e com atividades inter-relacionadas.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Segundo o
PMI, é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às
atividades do projeto a fim de atender as suas requisitos.
De forma
sistemática a gestão de projetos contribui para a realização de um trabalho,
envolvendo atividades de coordenação, organização e controle, para atingir os
objetivos do projeto dentro do tempo, custo e desempenho esperado.
Programa,
Portfólio e Subprojeto.
Definindo
Programa
Programa é o
conjunto de projetos inter-relacionados e podem compartilhar os mesmos
recursos, gerenciados de forma coordenada a fim de obter benefícios
estratégicos para a empresa, que de forma isolada não teriam sucesso.
Definindo
Portfólio
Portfólio é um conjunto de programas ou projetos, não precisam
estar diretamente relacionados ou ter interdependência, como acontece em um
programa.
Definindo
Subprojetos
Subprojetos são unidades de trabalho independentes, que podem ser distribuídos dentro da própria empresa ou terceirizados levando em consideração as especializações tecnológicas, requisitos de habilidades dos recursos ou fases do projeto.
Grupos de
processo definidos pelo PMI
Iniciação
- Planejamento - Execução - Monitoramento e
Controle - Encerramento
A Tríplice Restrição
Podemos considerar como restrições chaves em um
projeto o escopo, o tempo e o custo. O PMBOK ainda inclui recursos e riscos.
Balanceamento dos Elementos
Envolve as expectativas dos clientes com os
objetivos do negócio, refletindo as restrições e seu controle, adicionado
qualidade, recursos e riscos. A mudança de uma das variáveis resulta em mudança
nas outras.
Um projeto bem planejado facilita o seu
gerenciamento, tornando-o ágil, melhorando a sua qualidade durante o ciclo de
vida, reduz a gestão de riscos, aumenta o controle gerencial, melhora a
comunicação, facilita a relação com o cliente, reduz custos evitando o retrabalho,
aproveitando melhor os recursos do projeto, aumenta as margens de lucro e a
confiança da equipe.
No próximo
post abordarei os seguintes assuntos:
O papel do
gerente de projeto, suas principais responsabilidades e competência.
Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.
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