quarta-feira, 22 de maio de 2013

Engenharia de Software - VII

Confiabilidade segundo a Norma ISO 9126

“Capacidade do produto de software de manter um nível de desempenho especificado, quando usado em condições especificadas”. (NBR ISO/IEC 9126)

A Norma define como confiabilidade ao desempenho do sistema em produção.

Maturidade

“Capacidade do produto de software de evitar falhas decorrentes de defeitos no software”. (NBR ISO/IEC 9126)

A Norma define como maturidade o nível de erros, defeitos e falhas identificados no ciclo de vida de desenvolvimento. Os erros estão ligados a usabilidade do sistema, pois são gerados pelas ações do usuário na operação do sistema. Os defeitos do sistema estão ligados ao não entendimento do domínio do negócio, a má qualidade da informação ou mesmo a sua omissão. As falhas segundo o padrão IEEE ocorrem quando um programa não se comporta conforme o esperado ou apresenta resultados diferentes do planejado. (1983) A observância destes fatores contribuem para a qualidade e maturidade do sistema.

Tolerância a falhas


“Capacidade do produto de software de manter um nível de desempenho especificado em casos de defeito no software ou de violação de sua interface especificada”. (NBR ISO/IEC 9126)

A Norma define como tolerância a falhas de nível de desempenho especificado em casos de defeitos no software ou da violação da sua interface.  O Scrum contribui para a tolerância a falhas do sistema a cada iteração na dinâmica da arquitetura emergente do sistema, de acordo com as especificações, com base no domínio do negócio.

Recuperabilidade

“Capacidade do produto de software de restabelecer seu nível de desempenho especificado e recuperar os dados diretamente afetados no caso de uma falha”. (NBR ISO/IEC 9126)

A Norma define como recuperabilidade o reestabelecimento do desempenho e a garantia da integridade dos dados gerados na utilização do sistema.

Conformidade relacionada à confiabilidade

Capacidade do produto de software de estar de acordo com normas, convenções ou regulamentações relacionadas à confiabilidade. (NBR ISO/IEC 9126)

Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário