quarta-feira, 22 de maio de 2013

SCRUM - Implantação VII

O Framework Ágil 

O Scrum não é um processo ou uma técnica para construir produtos. O framework nos diz o que fazer, mas não como fazer, usando uma sequência lógica de gestão de processos começando com o desenvolvimento da Visão do Produto, onde questionamos: o que vamos fazer e qual o objetivo do sistema? 

As respostas às perguntas anteriores nos levam ao segundo passo do framework que é a elaboração do Backlog do Produto, onde listamos todos os requisitos priorizados pelo Dono do Produto[1], ou Product Owner em inglês. 

O terceiro passo seria o Planejamento da Sprint que propõe a revisão do Backlog do Produto, acordando com o Dono do Produto a definição do objetivo da Sprint, culminando na formação e estimativa do Backlog da Sprint. 

O Backlog da Sprint é composto pelos requisitos selecionados para formação da Sprint, com suas tarefas estimadas pelo time. 

O quarto passo proposto pelo framework são as reuniões diárias, onde a equipe responde a três perguntas que ajudam a inspecionar o processo. O gráfico burndown ajuda no acompanhamento da evolução da Sprint, registrando a sua evolução e desvios. 

O próximo passo proposto no modelo seria a Revisão da Sprint, onde teremos a demo do software e o feedback do dono do produto atestando a qualidade ou não do sistema em desenvolvimento.  

Na Retrospectiva da Sprint verificamos o que deu certo durante a Sprint e o que precisamos melhorar. Nesta fase registramos todas as lições apreendidas durante o ciclo de vida do desenvolvimento da Sprint. O Produto gerado no final de cada Sprint é um incremento do software pronto e potencialmente usável.

No framework você pode empregar vários processos ou técnicas de Engenharia de Software. O Scrum deixa clara a eficácia relativa das práticas de gerenciamento e desenvolvimento de produtos, de modo que você possa melhorá-las. Permite tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, entregando produtos com o mais alto valor possível para o negócio do cliente.

[1] Dono do produto: durante o desenvolvimento do estudo de caso vamos usar esta denominação em português para o cliente.

Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro

Nenhum comentário :

Postar um comentário