O Scrum não é um processo ou uma
técnica para construir produtos. O framework nos diz o que fazer, mas não como
fazer, usando uma sequência lógica de gestão de processos começando com o
desenvolvimento da Visão do Produto, onde questionamos: o que vamos fazer e
qual o objetivo do sistema?
As respostas às perguntas anteriores nos levam ao
segundo passo do framework que é a elaboração do Backlog do Produto, onde
listamos todos os requisitos priorizados pelo Dono do Produto[1],
ou Product Owner em inglês.
O terceiro passo seria o Planejamento da Sprint que
propõe a revisão do Backlog do Produto, acordando com o Dono do Produto a
definição do objetivo da Sprint, culminando na formação e estimativa do Backlog
da Sprint.
O Backlog da Sprint é composto pelos requisitos selecionados para formação
da Sprint, com suas tarefas estimadas pelo time.
O quarto passo proposto pelo
framework são as reuniões diárias, onde a equipe responde a três perguntas que
ajudam a inspecionar o processo. O gráfico burndown ajuda no acompanhamento da
evolução da Sprint, registrando a sua evolução e desvios.
O próximo passo
proposto no modelo seria a Revisão da Sprint, onde teremos a demo do software e
o feedback do dono do produto atestando a qualidade ou não do sistema em
desenvolvimento.
Na Retrospectiva da
Sprint verificamos o que deu certo durante a Sprint e o que precisamos melhorar.
Nesta fase registramos todas as lições apreendidas durante o ciclo de vida do
desenvolvimento da Sprint. O Produto gerado no final de cada Sprint é um
incremento do software pronto e potencialmente usável.
No framework você pode
empregar vários processos ou técnicas de Engenharia de Software. O Scrum deixa
clara a eficácia relativa das práticas de gerenciamento e desenvolvimento de
produtos, de modo que você possa melhorá-las. Permite tratar e resolver
problemas complexos e adaptativos, entregando produtos com o mais alto valor
possível para o negócio do cliente.
[1]
Dono do produto: durante o
desenvolvimento do estudo de caso vamos usar esta denominação em português para
o cliente.
Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro
Nenhum comentário :
Postar um comentário