segunda-feira, 3 de junho de 2013

Fábrica de Software - XII


Modelo de Estratégia de Implantação

Considerando os seguintes pontos:
  1. Como iremos estruturar ao deliverables do WBS – Work Breakdown Structure ou EAP - Estrutura Analítica do Projeto?
  2. A estratégia vai ser o desenvolvimento interno de toda a fábrica?
  3. Qual o ciclo de vida a ser adotado para o projeto?
  4. Qual a estratégia para entrega de produto a longo tempo (por partes ou tudo de uma vez?)
  5. Quais os requerimentos do plano de qualidade do projeto?
  6. Quais os requerimentos para estrutura organizacional do projeto?
  7. Quais os requerimentos para o planejamento de recursos?
  8. Quais os requerimentos para o plano de risco?
  9. Quais os requerimentos para o comunicação do projeto?
  10. Quais os requerimentos de envolvimento de pessoas chaves durante o desenvolvimento do planejamento?

As respostas a essas questões vão orientar a equipe responsável pela execução do produto.

Os passos para o desenvolvimento da estratégia do projeto são:

  1. Analisar a especificação da fábrica de software, visando alinhar a estratégia de desenvolvimento do projeto.
  2. Verificar a experiência em projetos com as mesmas características no mercado para obter informações sobre as lições aprendidas.
  3. Definir a estrutura básica do WBS, considerando as frentes de trabalho esperada para o projeto, que mereçam destaque.
  4. Ao definir as frentes de trabalho ou conjunto de deliverables, identificar:
    • O conjunto principal do produto (produto final).
    • Os conjuntos de apoio e secundário que são importantes para a geração do produto final.
  5. Decidir sobre a estratégia de desenvolvimento do produto resultante do projeto, considerando:
    • As alternativa de desenvolvimento interno, integral ou parcial
    • Contratação de terceiros integral ou parcial
    • Aquisição de pacotes
    • Envolvimento de fornecedores
    • Contratação de pessoas que já vivenciaram projetos dessa natureza etc.
  6. Decidir sobre o ciclo de vida a ser adotado para o desenvolvimento do projeto (podemos utilizar um ciclo de vida para cada tipo de deliverables do projeto, considerando as frentes de trabalho definidas pelas estrutura do WBS – Work Breakdown Structure).
  7. Decidir sobre como os produtos vão ser entregues ao longo do tempo, devido às restrições de prazo e custo (a entrega do produto também está associada ao ciclo de vida selecionado para o projeto)
  8. Definir os requisitos do plano da qualidade do projeto, como decidir sobre uso de revisões, ambientes de testes estruturados, papel do Q.A.- Quality Assurance, uso de padrões etc. (esses requisitos servem de guia para o Plano de Qualidade do Projeto);
  9. Definir os requisitos de Plano Organizacional do Projeto em termos de: (esses requisitos servem de guia para a elaboração do Plano Organizacional do Projeto).
    • Uso de “Comitê de Projeto”.
    • Sobre “quem” é imprescindível para participar nesse comitê.
    • Quais formadores de opinião devem ser trabalhados.
    • Qual a qualificação dos recursos humanos requeridas etc.
  10. Definir os requisitos para o Planejamento da Aquisição do Projeto em termos de: (também serve de guia para a elaboração do Plano de Aquisições do Projeto)
    • Tipo e qualificação de recursos
    • Parceiros e fornecedores
    • Tipos de equipamentos etc.
  11. Definir os requisitos para o Plano de Riscos em termos de:
    • Pontos de atenção em função do tipo de projeto.
    • Indicar os riscos prováveis do projeto, conforme conhecimento de práticas do mercado.
  12. Definir os requisitos para o Plano de Comunicação do Projeto, considerando:
    • Os meios usuais de comunicação e relatórios já empregado pela empresa ou em função das características da audiência.
    • Identificar os meios adequados em vista da cultura da empresa.
  13. Definir qual a estratégia básica de envolvimento das pessoas chaves no projeto:
    • Quem da equipe do projeto deve “trabalhar”.
    • Quem da equipe dos stakeholders deve ser envolvido no projeto.
    • Como os stakeholders deverão ser envolvidos durante o planejamento do projeto e nas aprovações e homologações intermediárias, caso seja necessário.
  14. Definir os pontos de revisão dos produtos do planejamento do projeto antes das apresentações para os stakeholders e gestor do projeto.
  15. Definir a estratégia de homologação evolutiva dos produtos do planejamento junto aos stakeholders e gestor do projeto.
  16. Documentar a estratégia de desenvolvimento.
Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.

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