terça-feira, 14 de maio de 2013

O Propósito do Guia SCRUM - V



Entendendo o Manifesto Ágil SCRUM

Indivíduos e interações, mais que processos e ferramentas

Não precisa ser uma equipe formada por gênios, mas por desenvolvedores comuns que façam uso constante da comunicação, este perfil é fundamental na formação de uma equipe ágil. A habilidade dos recursos e a interação entre eles garantirão o sucesso do projeto. Os recursos devem ser capacitados, ter experiência e naturalmente conhecerem os processos da empresa. Porém, também sabemos que os processos não salvam um projeto do fracasso, pessoas capazes sim, por isso, o framework preza mais pelos indivíduos e as interações entre eles. O que não descarta na implementação do Scrum a definição ou correção dos processos existentes na empresa, pois para sermos ágeis precisamos antes sermos organizados e é a organização quem garantirá a agilidade. 

O mesmo se dá com frequência na adoção das ferramentas, já que só obtemos os recursos produtivos esperados, se a equipe envolvida tem domínio sobre elas, pois a curva de aprendizagem pode se tornar um risco para o projeto pela falta de capacitação da equipe na ferramenta. Cabe aqui o conceito de simplicidade.

Software em funcionamento mais que documentação abrangente

O Scrum não aboliu a documentação do sistema, muito pelo contrário a tornou mais inteligente com base em seu processo interativo e incremental. Neste modelo a documentação é dividida em dois momentos:
  • No primeiro organizamos as informações para saber o que fazer, e quais os objetivos do sistema orientarão o planejamento do Backlog da Sprint e a formação da Sprint. 
  • O segundo momento documenta o que de fato foi implementado, seguindo o processo interativo e incremental. É o que eu chamo de documentação consequente
A grande vantagem neste modelo é que documentamos o que de fato foi implementado, uma vez que sabemos que a única certeza que temos em um projeto são as mudanças.
Temos como premissa não produzir qualquer documento, cuja necessidade não seja imediata e significativa para o projeto.

Colaboração com o cliente, mais que negociação de contrato

Existia aqui uma grande queda de braço entre o time de desenvolvimento e o cliente. Com o objetivo de delinear o escopo na elaboração da proposta o time defendia a ideia de enxugar ao máximo a quantidade de funcionalidades, pois não conhecia os meandros do projeto, os seus riscos e a quantidade de mudanças que poderiam encontrar em tempo de projeto. Do outro lado o cliente forçava para colocar o máximo de funcionalidades, pois uma vez fechado o contrato não haveria mais alteração no escopo, sem a geração de custos para o projeto.

Os softwares inteligentes variam de acordo com o negócio do cliente, e são únicos. Um projeto com domínio de negócio complexo não podem seguir um cronograma rígido e cuja participação do cliente só aconteça no final.

A framework ágil tem como fundamento o envolvimento do cliente em todas as fases do projeto, para nós denominado “coautor do sistema”. Nada mais inteligente, pois é ele quem conhece o domínio do negócio e é o feedback regular e frequente do cliente que nos garantirá o sucesso do projeto.

Em um contrato não conseguimos especificar todas as complexidades dos requisitos, e refletir em um cronograma fixo os meandros, as particularidades que o domínio do negócio nos imputará ao logo do ciclo de vida do sistema, pois não somos os especialistas no negócio.

Os contratos devem regular as relações entre cliente e fornecedores, norteando o modo como a equipe de desenvolvimento e o cliente trabalharão juntos, e esse foi o nosso diferencial.

Resposta a mudanças, mais que seguir um plano

Toda mudança é bem-vinda. A equipe Scrum reconhece que a única certeza que temos em um projeto são as mudanças. Mesmo porque, não somos especialistas em todos os domínios de negócio existente, e o conceito de unicidade dos projetos nos torna flexíveis, pois ao logo do desenvolvimento podem existir divergências no entendimento, por não conhecermos a fundo o seu domínio. É durante o ciclo de vida do projeto que o time de desenvolvimento aprende sobre o domínio do negócio, em contato constante com o especialista do negócio, representante legal da empresa. Essa flexibilidade, característica fundamental das equipes ágeis, possibilita que o time responda rápido as mudanças.

Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário