Softwares
“Quando um projeto de software falha, raramente a causa é técnica”.
Jim Johnson, do The Standish Group.
Tal afirmação reforça o conceito de que o problema não está na tecnologia que usamos para implementação de um sistemas, mas sim na QUALIDADE dos REQUISITOS, ou seja, o entendimento do domínio do negócio.
A raiz da maioria das falhas está na (ausência de) utilização de metodologias de desenvolvimento adequadas e como elas interagem com os stakeholders em um projeto de software, e principalmente pela dificuldade do entendimento dos conceitos básicos dos processos de negocio.
Por “metodologia de desenvolvimento” entende-se o conjunto das:
“Quando um projeto de software falha, raramente a causa é técnica”.
Jim Johnson, do The Standish Group.
Tal afirmação reforça o conceito de que o problema não está na tecnologia que usamos para implementação de um sistemas, mas sim na QUALIDADE dos REQUISITOS, ou seja, o entendimento do domínio do negócio.
A raiz da maioria das falhas está na (ausência de) utilização de metodologias de desenvolvimento adequadas e como elas interagem com os stakeholders em um projeto de software, e principalmente pela dificuldade do entendimento dos conceitos básicos dos processos de negocio.
Por “metodologia de desenvolvimento” entende-se o conjunto das:
- Atividades
- Responsabilidades
- Artefatos (documentos, diagramas, código-fonte etc.)
- Orientação e boas práticas usadas para planejar, construir e implementar software.
Um METODOLOGIA estabelece um caminho único no desenvolvimento de sistemas novos ou na evolução de sistemas já existentes. Ela introduz consistência ao longo do desenvolvimento de vários projetos de sistemas, provendo uma lista de todas as atividades a serem realizadas, estabelecendo pontos de verificação para auditoria e controle do projeto.
Então vejamos algumas situações que temos de enfrentar:
“Estou precisando de um website...
Ótimo, podemos fazê-lo. Gostaria de marcar uma reunião para fazermos um briefing do que precisa, conhecer alguns detalhes de design, tipo de hospedagem...
Não, não, você não está entendendo, é pra ontem!”
IMPORTANTE:
- Nem se estresse tentando definir requisitos de sistemas em prazos absurdos que não permitam o seu correto entendimento e especificação.
- Sistemas não são feitos da noite para o dia, eles englobam muito mais que linhas de programação, horas de testes, manuais, documentação e treinamento fazem parte do que chamamos de software.
- Se o cliente exige um prazo absurdamente curto, rediscuta ou não o faça, pois o resultado da pressa é proporcional à qualidade do resultado de sistema.
- Se o cliente do projeto de sistema quer que você converse, faça levantamento de requisitos em curto espaço de tempo, com agendas apertadas, lembre-se de que você não tem como estar levantando informações e necessidades de um grupo de usuários ao mesmo tempo em que de outro, de áreas distintas, ou operações distintas.
- Conhecer e dominar uma linguagem de programação é bom, mas não é tudo, assim como conhecer processos como CMMI ou MPS-BR. É preciso mais que um bom processo ou boa linguagem e bons analistas e programadores.
A necessidade de estabelecer os requisitos de maneira e de forma precisas é crítica à medida que o tamanho e a complexidade do software aumentam.
Os requisitos exercem influências uns sobre os outros, logo não podemos realizar análise de necessidades sem buscar sempre o entendimento do todo. Isso é o que chamamos de ter Visão Sistêmica de Processo, enxergar e abstrair de cada necessidade a sua implicação com as outras dentro do contexto operacional do negócio. Então, vemos que a análise de requisitos e análise de processos estão intimamente ligadas.
Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.
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