Testes
Os testes se dividem em 5 tipos :
- Teste de bancada
- Teste de qualidade
- Teste de Stress
- Teste de Segurança
- Homologação
Destes 3 tipos apenas o teste de bancada é realizado em ambiente de desenvolvimento, em geral pelo próprio analista conforme comentado anteriormente. Os demais testes são realizados em um ambiente denominado ambiente de qualidade.
Ambiente de Qualidade
O ambiente de qualidade é um ambiente o mais similar possível ao ambiente de produção da empresa. Este ambiente é utilizado para a realização de testes de qualidade na aplicação.
Raramente, porém, é possível ter um ambiente de qualidade realmente idêntico ao de produção. Cabe à equipe de suporte juntamente com o analista/arquiteto do sistema realizar um relatório de riscos relativo a passagem da aplicação para produção, ou seja, o risco de mesmo depois dos testes em qualidade a passagem para produção não funcionar devido a diferença entre qualidade e produção.
Montagem do ambiente de qualidade
A montagem do ambiente de qualidade é, de fato, um teste : Testa-se o passo-a-passo de instalação do sistema, garantindo que o processo de instalação funcionará quando for executado em ambiente de produção.
Teste de Qualidade
- O teste de qualidade é, de todos, o teste mais detalhado do sistema. É realizado por testers, profissionais especializados na realização de testes da aplicação.
- Os testers podem fazer uso do plano de testes criado pelo analista, mas não se prendem a ele. O objetivo principal dos testers é fazer o que é chamado de monkey test : Fazer exatamente o contrário do que a aplicação pede em cada tela e verificar como a aplicação reage. Desta forma obtém-se a garantia de que a aplicação funcionará mesmo perante os piores tipos de usuário existentes.
- Os testers em geral são desenvolvedores, mas não precisam ser tão especializados como os próprios desenvolvedores do projeto. Em alguns casos podem ser outra equipe de desenvolvimento da própria empresa, mas não devem ser os mesmos desenvolvedores do projeto, pois por mais que tentem os desenvolvedores do projeto sempre fazem testes para fazer a aplicação funcionar, ao contrário de testers que devem fazer a aplicação dar erro
- Há um trabalho circular entre os testers e o processo de codificação. Os testers devem gerar um relatório de volta para o processo de codificação, gerando uma reimplantação da aplicação em qualidade e novo teste até o momento em que os testers não identifiquem nenhum erro
Teste de Stress
- O teste de stress tem por objetivo testar a aplicação em condições de uso muito maciço, verificando como o hardware e o software respondem em ambiente simulado.
- O teste envolve tanto o analista/arquiteto, responsável por especificar a simulação de teste, como a equipe de banco, responsável pela análise da resposta do servidor de banco ao teste como a equipe de suporte, responsável pela análise da resposta do hardware e do sistema operacional.
Teste de Segurança
- Em geral é realizado por uma equipe externa de hackers contratados especialmente para testar a segurança do sistema, este teste tem se tornado comum nas atuais arquiteturas de desenvolvimento para web.
Homologação
É o teste realizado pelos usuários finais, que podem ou não seguir o plano de testes preparado pelo analista
- O processo de homologação pode gerar um trabalho circular com a etapa de codificação, assim como ocorreu com o teste de qualidade, mas é mais improvável que o processo de homologação encontre muitas falhas no sistema
- O usuário vai, como sempre, pedir modificações no sistema. Porém o analista deve ser cuidadoso de direcionar as modificações solicitadas pelo usuário para a próxima versão do sistema.
- Ao final da homologação o usuário dá sua aprovação final para o sistema
Implantação
Não existe uma regra específica para o processo de implantação, mas o analista, a equipe de suporte e a de banco de dados devem estar em conjunto solucionando os seguintes problemas.
- Treinamento para os usuários
- Trabalho em paralelo com aplicações existentes quando necessário
- Migração de dados de bancos de dados existentes quando necessário
Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.
Nenhum comentário :
Postar um comentário