Competencias do Gerente de Projeto
Práticas e conhecimento aceitos na função de gerenciamento de projeto, sua aplicação técnica e capacidade de liderança, ou seja, ser um líder influente e acima de qualquer coisa profissional.
Project Management Institute
Código de Ética e Conduta
Profissional
Resumo
CAPÍTULO
I. VISÃO E APLICABILIDADE
1.1 Visão e Propósito
Como profissionais de gerenciamento de projetos,
nós estamos comprometidos em fazer o que é certo e honrado. Nós estabelecemos
altos padrões para nós mesmos e aspiramos cumprir estes padrões em todos os
aspectos das nossas vidas — no trabalho, no lar e no serviço da nossa
profissão.
Este Código de Ética e Conduta Profissional
descreve as expectativas que possuímos acerca de nós mesmos e de nossos colegas
de profissão na comunidade global de gerenciamento de projetos. Este código
apresenta os ideais que aspiramos, bem como os comportamentos que são
obrigatórios na nossa profissão e em nosso papel como voluntários.
O propósito deste código é incutir a confiança na
profissão de gerente de projetos e ajudar os indivíduos a se tornarem melhores
profissionais. Fazemos isso, estabelecendo um amplo entendimento da conduta
profissional adequada. Nós acreditamos que a credibilidade e a reputação da
profissão de gerente de projetos é moldada pela conduta coletiva dos
profissionais.
Nós acreditamos que podemos promover o avanço de
nossa profissão, tanto individualmente quanto coletivamente, através da adoção
deste Código de Ética e Conduta Profissional. Nós também acreditamos que
este Código vai nos auxiliar a tomar melhores decisões, particularmente quando
estivermos diante de situações difíceis onde nós podemos ser questionados a
comprometer nossa integridade ou os nossos valores.
Esperamos que este Código de Ética e Conduta
Profissional sirva como um catalisador para que outros estudem, deliberem e
escrevam sobre ética e valores. Além disso, nós esperamos que este Código seja,
no final das contas, utilizado para consolidar e desenvolver a nossa profissão.
1.2 Pessoas às quais este Código se
aplica
Este Código de Ética e Conduta Profissional se
aplica a:
1.2.1 Todos os membros do PMI
1.2.2 Indivíduos que não são membros do
PMI, mas atendem a um ou mais dos seguintes critérios:
1 Não membros que possuem uma certificação do PMI
2 Não membros que se candidatam para começar o processo de certificação PMI
3 Não membros que servem o PMI como voluntários.
1.3 Estrutura do Código
O Código de Ética e Conduta Profissional é dividido
em seções que contêm os padrões de conduta os quais são alinhados com os quatro
valores que foram identificados como os mais importantes para a comunidade de
gerenciamento de projetos.
1.4 Valores que suportam este Código
Profissionais da comunidade global de gerenciamento
de projetos da foram solicitados a identificar os valores que formam a base de
seu processo de tomada de decisão e que guiaram suas ações. Os valores que a
comunidade global de gerenciamento de projetos definiu como mais importantes
foram:
- Responsabilidade
- Respeito
- Justiça
- Honestidade
Este Código afirma esses quatro valores como
sua fundação.
1.5 Conduta desejável e conduta
obrigatória
Cada seção do Código de Ética e Conduta
Profissional inclui padrões de conduta desejáveis e obrigatórios.
Os padrões de
conduta desejáveis descrevem o comportamento em que nós buscamos sustentar como
profissionais. Embora a aderência aos padrões desejáveis não seja facilmente
mensurável, nos comportar de acordo com esses padrões é uma expectativa que
temos com nós mesmos como profissionais – isso não é opcional.
Os padrões obrigatórios estabelecem requisitos
firmes, e em alguns casos, limitam ou proíbem práticas profissionais.
Profissionais que não se conduzam de acordo com esse padrão de conduta vão
estar sujeitos a procedimentos disciplinares frente ao Comitê de Ética do PMI.
Comentário: A conduta coberta pelos padrões desejáveis ou
pelos padrões obrigatórios não é mutuamente exclusiva; isto é, um ato ou
omissão específica pode violar tanto os padrões desejáveis quanto os
obrigatórios.
CAPÍTULO 2.
RESPONSABILIDADE
2.1 Descrição de Responsabilidade
Responsabilidade é o nosso dever de assumirmos a
responsabilidade pelas decisões que tomamos ou deixamos de tomar, as ações que
praticamos ou deixamos de praticar, e as consequências delas resultantes.
2.2 Responsabilidade: Padrões Desejáveis
Como profissionais na comunidade global de
gerenciamento de projetos:
2.2.1 Nós tomamos decisões
e praticamos ações em prol dos melhores interesses da sociedade, da segurança
pública, e do ambiente.
2.2.2 Nós aceitamos somente
aquelas alocações que são consistentes com o nosso conhecimento, experiência,
habilidades e qualificações.
Comentário: Quando alocações visando aprendizagem ou para
estender nossa capacidade estão sendo consideradas, nós nos asseguramos que
todas as partes interessadas recebam informação a tempo e completa a respeito
das lacunas nas nossas qualificações, de modo que possam usar esta informação
para tomar decisões sobre nossa adequação para uma alocação em particular. No
caso de subcontratação, nós somente apresentamos proposta para trabalhos para
os quais nossa organização esteja qualificada para desempenhar e nós alocamos
indivíduos qualificados para executar o serviço.
2.2.3 Nós cumprimos os compromissos que
nós assumimos - nós fazemos o que dizemos que vamos fazer.
2.2.4 Quando cometemos erros ou
omissões, nós assumimos a responsabilidade e fazemos as devidas correções
prontamente. Quando nós descobrimos erros ou omissões causadas por
outros, nós as comunicamos a quem apropriado assim que estas são
descobertas. Nós aceitamos a responsabilidade por quaisquer questões
resultantes de nossos erros ou omissões e quaisquer consequências resultantes.
2.2.5 Nós protegemos a informação
sigilosa ou confidencial que foi confiada a nós.
2.2.6 Nós seguimos este código e
contamos com que os outros façam o mesmo.
2.3 Responsabilidade: Padrões Obrigatórios
Como profissionais na comunidade global de
gerenciamento de projetos, nós exigimos o seguinte de nós mesmos e de nossos
companheiros profissionais:
Regulamentos e exigências legais
2.3.1 Nós ficamos a
par e seguimos as políticas, regras, regulamentos e leis que governam nossas
atividades profissionais e voluntárias.
2.3.2 Nós reportamos
a conduta não ética ou ilegal a gerencia apropriada e, se necessário, àqueles
afetados pela conduta.
Comentário: Essas provisões têm diversas implicações.
Especificamente, não nos envolvemos em qualquer comportamento ilegal,
incluindo, mas não limitando a: roubo, fraude, corrupção, apropriação, ou
suborno. Além disso, nós não tomamos ou usufruímos da propriedade de outros,
incluindo propriedade intelectual, nem nos envolvemos em blasfêmia ou
difamação. Nos grupos focais conduzidos com profissionais ao redor do globo,
esses tipos de comportamentos ilegais foram mencionados como sendo
problemáticos.
Como profissionais e representantes de nossa
profissão, não somos condescendentes ou apoiamos que se engajam em
comportamento ilegal. Nós denunciamos toda a conduta ilegal ou não ética.
Reportar não é fácil e nós reconhecemos que pode haver consequências negativas.
Desde recentes escândalos corporativos, muitas organizações têm adotado
políticas para proteger empregados que revelam a verdade sobre atividades
ilegais ou não éticas. Alguns governos também têm também adotado legislação
para proteger empregados que revelam a verdade.
Denúncias Éticas
2.3.3 Nós informamos
violações deste código ao órgão adequado para sua apuração.
2.3.4 Nós apenas
submetemos denúncias éticas quando baseadas em fatos.
Comentário: Essas provisões têm diversas implicações. Nós
cooperamos com o PMI no que se refere a violações da ética e na coleta de
informações, seja na condição de reclamante ou acusado. Nós também nos abstemos
de acusar outros de falta de conduta ética quando nós não temos todos os fatos.
Além disso, nós buscamos ação disciplinar contra indivíduos que sabidamente
fazem falsas alegações em relação a outros.
2.3.5 Nós buscamos
ação disciplinar contra um indivíduo que pratica retaliações contra uma pessoa
pessoas que levanta questões éticas.
CAPÍTULO 3. RESPEITO
3.1 Descrição de Respeito
Respeito é o nosso dever de demonstrar uma elevada
consideração por nós mesmos, pelos outros, e pelos recursos que nos foram
confiados. Recursos que nos foram confiados podem incluir pessoas, dinheiro,
reputação, a segurança de outros e recursos naturais ou ambientais.
Um ambiente de respeito produz confiança, segurança
e a excelência de desempenho através do encorajamento da cooperação mútua — um
ambiente onde diversas perspectivas e visões são encorajadas e valorizadas.
3.2 Respeito: Padrões Desejáveis
Como profissionais na comunidade global de
gerenciamento de projetos:
3.2.1 Nós nos
informamos sobre as normas e costumes de outros e evitamos adotar
comportamentos que estes considerem desrespeitoso.
3.2.2 Nós escutamos
os pontos de vista de outros, procurando entendê-los.
3.2.3 Nós tratamos
diretamente com aquelas pessoas com quem temos um conflito ou discordamos.
3.2.4 Nós nos conduzimos de
maneira profissional, mesmo quando isso não é recíproco.
Comentário: A implicação dessas provisões é que nós evitamos
nos envolver em fofocas e evitamos fazer comentários negativos que possam minar
a reputação de outras pessoas. Nós também temos um dever, sob este Código, de
confrontar a outros que se envolvam nesses tipos de comportamento.
3.3 Respeito: Padrões Obrigatórios
Como profissionais na comunidade global de
gerenciamento de projetos, nós exigimos o seguinte de nós mesmos e de nossos
companheiros profissionais:
3.3.1 Nós negociamos
com boa fé.
3.3.2 Nós não
utilizamos o poder do nosso conhecimento ou posição para influenciar as
decisões ou ações de outros, de modo a beneficiar-se pessoalmente do trabalho
destes.
3.3.3 Nós não agimos
de modo abusivo em relação a outros.
3.3.4 Nós respeitamos os
direitos de propriedade de outros.
CAPÍTULO 4. JUSTIÇA
4.1 Descrição de Justiça
Justiça é o nosso dever de tomar decisões e agir
imparcialmente e objetivamente. Nossa conduta não pode concorrer com nossos
próprios interesses, preconceitos e favoritismos.
4.2 Justiça: Padrões Desejáveis
Como profissionais na comunidade global de
gerenciamento de projetos:
4.2.1 Nós
demonstramos transparência em nosso processo de tomada de decisões.
4.2.2 Nós constantemente
reexaminamos nossa imparcialidade e objetividade, tomando ações corretivas
conforme a necessidade.
Comentário: Pesquisas com profissionais indicaram que o tema
conflitos de interesse é um dos assuntos mais desafiadores encarados por nossa profissão.
Um dos maiores problemas reportados pelos profissionais é não reconhecer quando
temos lealdades conflitantes e reconhecer quando, inadvertidamente, colocamos a
nós mesmos ou aos outros em uma situação de conflito de interesse. Nós, como
profissionais, devemos pró ativamente buscar potenciais conflitos de interesse
e ajudarmos uns aos outros a reconhecer os potenciais conflitos de interesse de
cada um, e perseguir que sejam resolvidos.
4.2.3 Nós provemos
acesso igualitário à informação àqueles autorizados a obter essa informação.
4.2.4 Nós
disponibilizamos de modo igualitário oportunidades aos candidatos qualificados.
Comentário: Uma implicação dessas provisões é que, no caso de
uma subcontratação, fornecemos condições iguais de acesso às informações
durante o processo de licitação.
4.3 Justiça: Padrões Obrigatórios
Como profissionais na comunidade global de
gerenciamento de projetos, nós exigimos o seguinte de nós mesmos e de nossos
companheiros profissionais:
Situações de Conflito de Interesse
4.3.1 Nós informamos totalmente às
partes interessadas, de modo pró-ativo, conflitos de interesse real ou
potencial
4.3.2 Quando nos damos conta da
existência de um conflito de interesse real ou potencial, nós evitamos nos
envolver no processo de tomada de decisão ou influenciar os resultados, a não
ser ou até que até que todas as partes interessadas tenham sido comunicadas; um
plano de mitigação tenha sido estabelecido e tenhamos obtido o consentimento
das partes interessadas para prosseguir.
Comentário: Um conflito de interesse ocorre quando estamos na
posição de influenciar decisões ou outros resultados no interesse de uma das
partes quando tais decisões ou resultados podem afetar um ou mais partes para
com as quais tenhamos lealdades concorrentes. Por exemplo, quando estamos
atuando como um empregado, nós temos um dever de lealdade para com o nosso
empregador. Quando estamos atuando como um voluntário do PMI, nós temos um
dever de lealdade para com o Project Management Institute. Nós temos de
reconhecer esses interesses divergentes e nos abster de influenciar as decisões
quando temos um conflito de interesse.
Adicionalmente, mesmo se acreditarmos que podemos
pôr de lado nossas lealdades divididas e tomar decisões de forma imparcial, nós
tratamos a aparência de um conflito de interesse como um conflito de interesse
e seguimos as provisões descritas neste Código.
Favoritismo e Discriminação
4.3.3 Nós não contratamos ou demitimos,
recompensamos ou punimos, outorgamos ou recusamos contratos baseados em
considerações pessoais, incluindo, mas não se limitando a favoritismo,
nepotismo ou suborno.
4.3.4 Nós não
discriminamos os outros baseados em, mas não limitados a, gênero, raça, idade, religião,
deficiência, nacionalidade ou orientação sexual.
4.3.5 Nós aplicamos
as regras da organização (empregador, Project Management Institute, ou outro
grupo) sem favoritismo ou preconceito.
CAPITULO 5. HONESTIDADE
5.1 Descrição de Honestidade
Honestidade é o nosso dever de compreender a
verdade e agir de maneira verdadeira, tanto em nossas comunicações como em
nossa conduta.
5.2 Honestidade: Padrões Desejáveis
Como profissionais na comunidade global de
gerenciamento de projetos:
5.2.1 Nós seriamente
buscamos compreender a verdade.
5.2.2 Nós somos
verdadeiros em nossas comunicações e em nossa conduta.
5.2.3 Nós fornecemos
informações precisas e no momento apropriado.
Comentário: A implicação dessas provisões é a de que nós
tomamos medidas apropriadas para assegurar que a informação na qual estamos
baseando nossas decisões ou estamos fornecendo a outros é precisa, confiável e
no momento apropriado. Isso inclui ter a coragem de compartilhar notícias ruins
mesmo quando estas podem ser mal recebidas. Além disso, quando os resultados
são negativos, nós evitamos esconder informações ou transferir a culpa a
outros. Quando os resultados são positivos, nós evitamos tomar o crédito
pelas realizações de outros. Essas provisões reforçam nosso compromisso em
sermos tanto honestos quanto responsáveis.
5.2.4 Nós fazemos
compromissos e promessas, implícitas ou explícitas, em boa fé.
5.2.5 Nós buscamos
criar um ambiente em que os outros se sintam seguros para dizer a verdade.
5.2 Honestidade: Padrões Obrigatórios
Como profissionais na comunidade global de
gerenciamento de projetos, nós exigimos o seguinte de nós mesmos e de nossos
companheiros profissionais:
5.3.1 Nós não engajamos ou toleramos
comportamentos que se destinam a enganar os outros, incluindo, mas não limitado
a fazer declarações errôneas ou falsas; afirmar meias verdades; fornecer
informações fora do contexto ou a reter informações que, se conhecidas, iriam
tornar nossas declarações errôneas ou incompletas.
5.3.2 Nós não nos engajamos em
comportamento desonesto, com a intenção de ganho pessoal ou à custa de outros.
Comentário: Os padrões desejáveis nos estimulam a sermos
sinceros. Meias verdades e informações sigilosas com a intenção de enganar
partes interessadas são atitudes tão pouco profissionais quanto gerar mal
entendidos propositadamente. Nós desenvolvemos credibilidade provendo
informações completas e precisas.
Grande Abraço,
Giberto Ribeiro.
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