Elicitação de Requisitos em Alto Nível
Devemos entender como o processo de descoberta e entendimento do domínio do problema, das necessidades do negócio.
É fundamental envolver o representante da empresa responsável pelo fornecimento dos requisitos, lembrando sempre que o requisito é do cliente e não de quem desenvolve, respeitando o princípio da abstração, salvo na produção de softwares genéricos, cujo requisito pertence a empresa que o desenvolve.
Técnicas de levantamento de requisitos
Estratégias que poderão ser adotadas pela empresa: Análise de Documentos, Análise de Sistemas em uso na empresa, Ponto de Vista, Entrevistas abertas, Entrevistas Fechadas, Etnografia, Volere, Técnica de Delphi, JAD, entre outras.
Devemos entender como o processo de descoberta e entendimento do domínio do problema, das necessidades do negócio.
É fundamental envolver o representante da empresa responsável pelo fornecimento dos requisitos, lembrando sempre que o requisito é do cliente e não de quem desenvolve, respeitando o princípio da abstração, salvo na produção de softwares genéricos, cujo requisito pertence a empresa que o desenvolve.
Técnicas de levantamento de requisitos
Estratégias que poderão ser adotadas pela empresa: Análise de Documentos, Análise de Sistemas em uso na empresa, Ponto de Vista, Entrevistas abertas, Entrevistas Fechadas, Etnografia, Volere, Técnica de Delphi, JAD, entre outras.
Produtos de Entrada
Modelo IV - Plano de Gerenciamento de
Requisitos (arquivo anexo)
- O arquivo contém o modelo do documento e instruções de preenchimento.
Produtos de Saída
Modelo V - Documento de Visão
(arquivo anexo)
- O arquivo contém o modelo do documento e instruções de preenchimento.
Modelo VI - Glossário do Projeto
(arquivo anexo)
- O arquivo contém o modelo do documento e instruções de preenchimento.
Ata de Reunião
Atividades
Entendimento do Problema
- No final desse processo deve haver um consenso entre a equipe do projeto e os fornecedores de requisitos. Este consenso é fundamental, pois pode levar o projeto ao fracasso caso o problema não seja entendido.
Identificação de todos os Envolvidos
no Projeto
- É fundamental a identificação de todos os atores que vão interagir com o sistema. Geralmente o patrocinador do projeto não conhece particularidades do dia-a-dia dos usuários que utilizarão o sistema.
Identificação de Necessidades
- Levantar todas as necessidades e expectativas a serem contempladas no software e ser desenvolvido, identificando o que o sistema deve fazer. Nesta fase nos preocupamos com O QUE e não com o COMO.
Elaboração do Glossário do Projeto
- O objetivo é estabelecer um vocabulário comum a ser utilizado pela equipe de projeto e pelos fornecedores de requisitos. É de responsabilidade dos Analistas de Requisitos.
Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.
Nenhum comentário :
Postar um comentário