O lançamento do livro "The New Product Development Game" (Harvard Business Review, Janeiro-Fevereiro1986), baseado no conceito Lean de desenvolvimento de software, marcou a introdução do conceito do framework Scrum, tendo sua aplicação prática no mercado na Easel Corporation e sob a liderança de Ken Schwaber, Beedlee Sutherland em 1995.
Apesar de identificarmos, ao longo dos vinte anos, a existência de algumas metodologias ágeis, foi o ano de 2001 que marcou a grande disseminação das abordagens ágeis. Um grupo formado por dezessete pessoas que se auto intitularam anarquistas organizacionais, reuniram-se em uma estação de esqui em Utah nos EUA, cujo principal objetivo era discutir sobre as melhores maneiras de gerenciar e desenvolver softwares.
Participaram desta reunião os principais responsáveis pelas teorias e aplicações dos diversos métodos de desenvolvimento. Fizeram parte desse encontro: Kent Beck, Mike Beedle, Arie van Bennekum, Alistair Cockburn, Ward Cunningham, Martin Fowler, James Grenning, Jim Highsmith, Andrew Hunt, Ron Jeffries, Jon Kern, Brian Marick, Robert C. Martin, Steve Mellor, Ken Schwaber, Jeff Sutherland, Dave Thomas.
Destes encontros acabaria por sair o Manifesto Ágil e a formação da
Aliança Ágil, uma organização sem fins lucrativos destinada a promover a
adoção dos métodos Ágeis.
O Manifesto Ágil documentou os princípios orientadores para o desenvolvimento ágil e definiu uma filosofia em torno de um conjunto de metodologias existentes.
O Manifesto Ágil documentou os princípios orientadores para o desenvolvimento ágil e definiu uma filosofia em torno de um conjunto de metodologias existentes.
“Estamos descobrindo
maneiras melhores de desenvolver softwares fazendo-o nós mesmos e ajudando
outros a fazê-lo. Através deste trabalho, passamos a valorizar: Indivíduos e
interação entre eles mais que processos e ferramentas. Software em
funcionamento mais que documentação abrangente. Colaboração com o cliente mais
que negociação de contratos. Responder a mudanças mais que seguir um plano. Ou
seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à
esquerda.” (http://manifestoagil.com.br)
Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.
Nenhum comentário :
Postar um comentário