Processo
Um processo é um conjunto de práticas executadas para atingir determinado objetivo, pode incluir:
Modelo de Processo
É uma coleção estruturada de elementos que descreve características de processos efetivos. O CMMI por exemplo é um modelo de processo cuja utilização é comprovadamente efetiva, através de um histórico amplo de projetos utilizado como base para sua criação.
É importante ressaltar que MODELOS são ABSTRAÇÕES da realidade e, por isso, não devem ser empregados diretamente como foram definidos, mas sim adaptados de acordo com a realidade cultural da organização, o domínio de aplicação, o projeto realizado etc.
A qualidade de um sistema é altamente influenciado pela qualidade do processo utilizado em sua obtenção, desenvolvimento e manutenção.
Metodologia
Uma metodologia é uma coleção recomendada de:
Stakeholders
É qualquer pessoa materialmente afetada pelo resultado do projeto:
Grau de influência no sistema:
A compreensão de quem são os stakeholders e suas necessidades particulares são elementos-chaves no desenvolvimento de uma solução efetiva de sistema de software.
Os stakeholders estão diretamente envolvidos na orientação, forma e escopo do projeto.
Cliente
É um tipo especial de stakeholders. Ele representa o responsável pelo orçamento do projeto. Podemos entende-lo também como o stakeholders do projeto que interagem com a equipe de desenvolvimento para definir os requisitos do sistema.
Elicitar
Significa extrair, obter, produzir os requisitos do sistema. Na elicitação podemos utilizar técnicas sistemáticas como protótipos ou entrevistas estruturadas, para identificar e documentar proativamente necessidades dos stakeholders.
Cenário
Sequência de eventos que podem ocorrer durante a utilização de um sistema. Podem ser usado para explicar a necessidade específicas de um cliente ou para contribuir com a definição de um casa de uso. Vamos ver mais detalhes de cenários no capítulo sobre Casos de Uso.
Disciplina
É um corpo de conhecimento disponível, relacionado a um modelo de processo. Agrupa as atividades de um processo de desenvolvimento de software, de acordo com a sua natureza.
Artefato
É uma porção de informação que é produzida, modificada ou utilizada por um processo. Artefatos são produtos tangíveis de um projeto. As coisas que o projeto produz ou usa enquanto trabalha rumo ao produto final.
Podem ser modelos como por exemplo:
Um processo é um conjunto de práticas executadas para atingir determinado objetivo, pode incluir:
- Ferramentas
- Métodos
- Materiais
- Pessoas
Modelo de Processo
É uma coleção estruturada de elementos que descreve características de processos efetivos. O CMMI por exemplo é um modelo de processo cuja utilização é comprovadamente efetiva, através de um histórico amplo de projetos utilizado como base para sua criação.
É importante ressaltar que MODELOS são ABSTRAÇÕES da realidade e, por isso, não devem ser empregados diretamente como foram definidos, mas sim adaptados de acordo com a realidade cultural da organização, o domínio de aplicação, o projeto realizado etc.
A qualidade de um sistema é altamente influenciado pela qualidade do processo utilizado em sua obtenção, desenvolvimento e manutenção.
Metodologia
Uma metodologia é uma coleção recomendada de:
- Fases
- Procedimentos
- Regras
- Técnicas
- Ferramentas
- Documentação
- Gerência
- Treinamento utilizados para desenvolver um sistema.
Stakeholders
É qualquer pessoa materialmente afetada pelo resultado do projeto:
- Cliente
- Usuários diretos e indiretos
- Investidores
- Acionistas
- Fornecedores
- Supervisores
- Gerentes
- Compradores
- Pessoal de suporte e manutenção
- Redatores técnicos (que documentam o sistema)
Grau de influência no sistema:
Os stakeholders estão diretamente envolvidos na orientação, forma e escopo do projeto.
Cliente
É um tipo especial de stakeholders. Ele representa o responsável pelo orçamento do projeto. Podemos entende-lo também como o stakeholders do projeto que interagem com a equipe de desenvolvimento para definir os requisitos do sistema.
Elicitar
Significa extrair, obter, produzir os requisitos do sistema. Na elicitação podemos utilizar técnicas sistemáticas como protótipos ou entrevistas estruturadas, para identificar e documentar proativamente necessidades dos stakeholders.
Cenário
Sequência de eventos que podem ocorrer durante a utilização de um sistema. Podem ser usado para explicar a necessidade específicas de um cliente ou para contribuir com a definição de um casa de uso. Vamos ver mais detalhes de cenários no capítulo sobre Casos de Uso.
Disciplina
É um corpo de conhecimento disponível, relacionado a um modelo de processo. Agrupa as atividades de um processo de desenvolvimento de software, de acordo com a sua natureza.
Artefato
É uma porção de informação que é produzida, modificada ou utilizada por um processo. Artefatos são produtos tangíveis de um projeto. As coisas que o projeto produz ou usa enquanto trabalha rumo ao produto final.
Podem ser modelos como por exemplo:
- Diagramas de classe
- Elementos de modelos como as próprias classes
- Documentos
- Código-fonte
- Código executável
Grande Abraço,
Gilberto Ribeiro.
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